segunda-feira, 20 de julho de 2009

Jogos da Lusofonia: Moçambique termina em nono … e caiu cinco lugares em relação à primeira edição, em Macau

MOÇAMBIQUE terminou em nono lugar na segunda edição dos Jogos da Lusofonia
MOÇAMBIQUE terminou em nono lugar na segunda edição dos Jogos da Lusofonia, que encerraram na noite de ontem, com uma festa de arromba, na praia de Oeiras, em Lisboa, com um total de quatro medalhas, sendo duas de prata e outras tantas de bronze, o que significa que caiu cinco lugares em relação à primeira edição de 2006 em Macau, onde amealhou seis insígnias (três de ouro e igual número de bronze).

As esperanças de se conseguir mais uma medalha ainda ontem, a de bronze, esvaíram-se, quando a selecção feminina de basquetebol perdeu, mais uma vez, infantilmente, diante da sua eterna rival Angola, por 65-62, numa partida decidida nos últimos 14 segundos.

Sem as irmãs Machanguana (Clarisse e Zinóbia), que tiveram que regressar mais cedo devido ao falecimento da sua avó, Moçambique encontrou muitas dificuldades para se impor diante de Angola, principalmente nos ressaltos, tanto defensivos como ofensivos, e nos lançamentos para além dos 6,25 metros.

No primeiro período, as moçambicanas já perdiam por 10 pontos de diferença (15-25), para ao intervalo o resultado estar em 40-31 a favor das angolanas.

Contudo, no terceiro período, graças a um esforço suplementar de algumas jogadoras, a Selecção Nacional reduziu para quatro a diferença pontual, quando estavam decorridos quatro minutos (42-46), mas voltou a ceder, permitindo que Angola chegasse a sete (51-44), no final desta etapa.

O quarto período foi espectacular! Moçambique jogou o tudo por tudo. Pressionou a toda largura do terreno, desnorteando momentaneamente Angola, que teve que puxar dos galões para recuperar a auto-estima. A seis minutos do final, a diferença era de três (53-50) ainda favorável às angolanas, para a um minuto e 33 segundos apertar o cerco para apenas um (61-60).

O último minuto foi de grande sofrimento para ambos os bancos técnicos, principalmente o de Angola, porque a 42 segundos do final do jogo, Moçambique passou pela primeira vez à frente no marcador por apenas um ponto (62-61). No ataque seguinte, Angola beneficiou de dois lances livres convertidos e voltou a assumir as rédeas da partida.

A 14 segundos do final, Deolinda Ngulela perdeu um ataque e Angola “pulou” de alegria, pois para além de ter convertido os dois pontos ainda beneficiou de uma falta, elevando a contagem para três de diferença, resultado com que terminou o jogo (65-62).

Portanto, a Selecção Nacional, que na edição anterior tinha conquistado a medalha de ouro, terminou esta segunda, fora do pódio (quarto lugar).

FUTEBOL TAMBÉM COM PIOR DESEMPENHO

O Futebol é outra modalidade que teve um dos piores desempenhos neste torneio. Depois de uma estreia de “cinco estrelas”, com vitória sobre a Índia, por 2-0, os “Mambinhas” foram paulatinamente caindo de jornada em jornada. Primeiro frente a Angola, por 0-5, e depois diante de Portugal, por 0-2. Na última ronda, na tarde de sábado, no Estádio do Jamor, as “minhoquinhas”, aliás os “Mambinhas”, voltaram a decepcionar, desta feita frente a Cabo Verde (2-0), por sinal o vencedor do torneio (medalha de ouro).

Portugal, que ainda sonhava com o primeiro lugar, venceu Angola, por 4-1, e ficou com prata, num jogo bastante polémico, em que o técnico de Angola e mais dois jogadores foram expulsos por contestarem veementemente as decisões do árbitro. A dupla de voleibol, por seu turno, foi afastada da prova também na tarde de sábado, na praia de Oeiras, ao consentir a segunda derrota frente a Angola, por 2-1.

PARTIDA HOJE CHEGADA AMANHÃ

A comitiva moçambicana regressa amanhã ao país, iniciando viagem ao final da tarde de hoje, num voo directo Lisboa/Maputo. Entretanto, para além das irmãs Machanguana (Clarisse e Zinóbia), antecipou também o regresso, o Chefe da Delegação, o Director da Juventude e Desportos da Cidade de Maputo, António Munguambe, que perdeu durante o fim-de-semana dois parentes (irmão e pai). A estes, a secção Desportiva do “Notícias” endereça as mais sentidas condolências.

GIL CARVALHO, em Lisboa

Sem comentários: