sexta-feira, 17 de julho de 2009

IX FESTIVAL NACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES - Emoções sobem de tom no dia de grandes decisõe

HOJE é o dia em que as emoções no IX Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares subirão de tom, pois serão decididos os finalistas de cinco das seis modalidades que corporizam o evento cujo palco é a capital do Niassa, Lichinga

 Niassa em queda livre após entrada empolgante
Trata-se de um dia em que a alegria e a tristeza se misturarão entre as selecções que lograram chegar a esta fase, depois de um percurso bastante delicado que sempre caracteriza a primeira fase deste que é o maior movimento desportivo escolar do país.

O dia de hoje torna-se ainda muito importante para aquelas selecções que não conseguiram almejar os principais objectivos que perseguiam neste evento e que, por essa razão, não conseguiram maior espaço nestas meias-finais, caso concreto da província anfitriã, que tem na modalidade de atletismo, que entra em cena a partir de hoje, para salvar a sua honra.

Aliás, os anfitriões deram o aviso de que estão em condições de travar uma forte luta entre os que pela tradição têm ocupado o pódio nesta que é uma das modalidades mais atractivas deste evento, casos de Manica e Tete. Niassa dominou as provas de demonstração que marcaram a cerimónia da inauguração da pista de Lichinga, no passado sábado.

Mais do que tudo que se espera do dia de hoje, as grandes expectativas estão obviamente à volta das semifinais nas modalidades de futebol e basquetebol, que preencherão os principais palcos destes jogos, nomeadamente o Campo Municipal 1º de Maio e o Pavilhão de Lichinga, que têm acolhido um grande número de espectadores locais.

Zambézia, como anunciámos anteriormente, estará em peso nestas meias-finais, com destaque para futebol masculino e basquetebol masculino e feminino, andebol e voleibol masculinos e já está nas finais de xadrez, em ambos sexos, em que terá como adversários Inhambane e Manica, respectivamente. As finais de xadrez têm a particularidade de serem as primeiras. Realizam-se esta tarde, no IFAPA.

Este será prenúncio de um vencedor antecipado? Tudo indica que sim, mas as contas por si esclarecerão o resto e tudo começa por hoje, em que terá que vincar a supremacia exibida ao longo da primeira fase.

Hoje é por sinal o dia mais importante para os anfitriões que têm a confiança depositada apenas na equipa de futebol feminino, que dominou a série A e que disputará o acesso à final com Manica, segundo apurado da série B, a partir das 14.45 horas.

Niassa, que teve inicialmente um percurso brilhante no futebol masculino, quebrou o ritmo perdendo dois jogos dos cinco previstos, falhando desta feita uma das vagas para as meias-finais. Ficou em terceiro lugar também na série A.

Niassa falhou quase nas mesmas circunstâncias o apuramento em basquetebol masculino, onde claramente demonstrou que tem valores e, por sinal, deu réplica aos principais intervenientes da sua série, por sinal, os favoritos à conquista do título, nomeadamente Zambézia e Maputo Cidade. Com este desfecho, a presença do Niassa nas meias-finais resume-se ao futebol e xadrez feminino.

Aliás, a situação do Niassa piorou ontem, ao ser afastado por Manica na meia-final antecipada de xadrez, o que pode precipitá-lo para os lugares da cauda na classificação geral, caso não saiba redimir-se em atletismo.

Enquanto isso, Maputo-Cidade, que veio para este festival defender o título absoluto, tem nas modalidades de basquetebol masculino e feminino, andebol masculino, voleibol masculino e feminino o seu sonho de renovar as esperanças em relação ao pódio, depois de ter sido afastado completamente em futebol.

Tudo é possível, já que é um dos que têm maior presença nas meias-finais, e tem igualmente hoje uma missão espinhosa para a defesa dos seus objectivos.

É que, para além de Zambézia, temos Manica, que marcou presença nas modalidades de futebol, basquetebol e voleibol masculino e feminino, respectivamente.

Com este cenário, as previsões indicam que o vencedor absoluto desta edição poderá sair destas três províncias, mas o atletismo poderá, pela sua natureza, alterar este cenário, porque comporta maior número de provas e os menos cotados e mais fortes nesta modalidade podem aproveitar-se disso.

PROVAS DE VELOCIDADE DOMINAM 1º DIA DE CORRIDAS

O primeiro dia de competições, em atletismo, será dominado por provas de velocidade, nomeadamente eliminatórias nas corridas de 60 e 80 metros em ambos sexos e que se prolongarão por todo dia. No que respeita a provas de resistência, apenas estão agendadas finais directas em 1500 metros masculinos e femininos.

Estão igualmente agendadas provas de meio-fundo, designadamente eliminatórias em 400 metros masculinos e feminino (eliminatórias), para além de finais directas nas competições de salto em comprimento e lançamento de peso.

O dia seguinte será, por seu turno, dominado por provas de resistência, designadamente eliminatórias dos 1000, 1500 e 4x100 metros, em ambos sexos, que serão antecedidos de finais de 60 metros, finais de salto em comprimento e altura e lançamento de peso. Este dia está reservado igualmente para eliminatórias em 200 e 800 metros, finais directas em 3000 e 5000 metros, no arremesso de bola e finais de 100 metros.

As competições de atletismo encerram domingo, com finais em 80, 200, 400, 800, 1000, 5000 e 4x100 metros; salto em comprimento e altura e lançamento de peso.

C. MAPUTO VENCEDORA ABSLOUTA EM GINÁSTICA

Um facto que nunca tivemos oportunidade de anunciar é que, paralelamente às modalidades que são comuns neste evento, estiveram pela primeira em palco competições de ginástica, disciplina lançada na última edição em Quelimane através de demonstração. As provas de ginástica iniciaram segunda-feira e, pela sua natureza, terminaram mais cedo que as restantes modalidades. As finais foram disputadas na quarta-feira e os vencedores foram anunciados ontem.

A cidade de Maputo sagrou-se vencedora absoluta ao dominar as provas individuais e de pares, em ambos sexos, reunindo 15 pontos, à frente de Maputo-Província (14), que foi o seu principal concorrente. A terceira posição coube a Inhambane.

A cerimónia de distribuição de prémios individuais e colectivos tem lugar esta tarde, no Pavilhão Municipal. O vencedor absoluto receberá um troféu, para além de medalhas conquistadas individualmente.

JOGOS DAS MEIAS-FINAIS FUTEBOL

HOJE

MASCULINOS

Estádio Municipal 1º de Maio

13.00 h – Manica (1º Série B) – Gaza (2º Série A)

14.45 h – Zambézia (1º Série A) – Nampula (2º Série B)

FEMININOS

Campo do Instituto Agrário

13.00 h – Gaza (2º Série A) – Inhambane (1º Série B)

14.45 h – Niassa (1º Série A) – Manica (2º Série B)

BASQUETEBOL

AMANHÃ

MASCULINOS

Pavilhão de Lichinga

11.00 h – Zambézia (1º Série A) – Manica (2º Série B)

17.00 h – Tete (1º Série B) – Maputo Cidade (2º Série A)

FEMININOS

Pavilhão de Lichinga

9.00 h – Zambézia (1º Série A) – Sofala (2º Série B)

15.00 h – Manica (1º Série B) – Maputo Cidade (2º Série A)

ANDEBOL

HOJE

MASCULINOS

Campo Anexo ao Pavilhão Municipal

14.00 h – Maputo Cidade (1º Série A) – Inhambane (2º Série B)

15.30 h – Nampula (1º Série B) – Zambézia (2º Série A)

FEMININOS

Secundária Eduardo Mondlane

14.00 h – Cabo Delgado (1º Série A) – Inhambane (2º Série B)

15.30 h – Sofala (1º Série B) – Gaza (2º Série A)

VOLEIBOL

HOJE

MASCULINOS

Escola Secundária de Nomba

13.00 h – Zambézia (1º Série A) – Nampula (2º Série B)

14.30 h – Manica (1º Série B) – Maputo Cidade (2º Série A)

FEMININOS

Escola Secundária de Nomba

9.00 h – Maputo Cidade (1º Série A) – Nampula (2º Série B)

10.30 h – Manica (1º Série B) – Maputo Província (2º Série A)

XADREZ

ONTEM

MASCULINOS

Maputo Província – Inhambane (0,5-0,5a)

Manica – Zambézia (0-1)

a) O desempate foi realizado no sistema de sorteio tendo vencido Inhambane

Salvador Nhantumbo, em Lichinga

Sem comentários: