quinta-feira, 9 de julho de 2009

IX FESTIVAL DOS JOGOS ESCOLARES EM LICHINGA - Atraso de voos gera pânico

JOVENS estudantes de Maputo cidade e província ficaram aproximadamente 10 horas retidos no Aeroporto de Mavalane devido ao atraso de voos das Linhas Aéreas de Moçambique.

Delegação de Gaza na despedidapara os Jogos escolares (J. Capela)
Esta situação provocou uma grande preocupação aos jovens atletas que, transtornados, tiveram que contactar os seus encarregados de educação, uma vez que nem a organização do vento, neste caso o Ministério da Educação e Cultura (MEC), e os serviços das LAM estiveram à altura de prestar a devida atenção, que passaram momentos de fome, sendo que os voos estavam marcados para as primeiras horas da manhã de terça-feira.

O director de programas especiais, Eurico Banze, lamentou o sucedido, atirando toda responsabilidade às LAM. Disse, mais adiante, que houve igualmente desinformação por parte de algumas pessoas que tentaram criar especulações para dar a entender que há problemas na organização do evento.

Esclareceu que Maputo cidade e província chegaram à Lichinga na data prevista (terça-feira) e que estão bem acomodados. Uma parte das delegações de Sofala e Manica também chegou no mesmo dia, enquanto Gaza aterrou ontem.

As delegações de Tete, Zambézia e Nampula, as únicas que vão por via terrestre, iniciaram a viagem terça-feira e eram esperadas ontem em Lichinga. Segundo Banze, todas as comitivas deverão chegar à capital provincial do Niassa até amanhã.

O porta-voz dos Jogos, Júlio Mendes, afirmou, por seu turno, que, apesar das dificuldades próprias de uma cidade ainda em crescimento, Lichinga está pronta para acolher os jogos.

Disse que os campos estão disponíveis e que neste momento decorrem ensaios nos locais escolhidos para acomodar os jogos, com especial atenção para o Estádio Municipal de Lichinga, recinto que acolherá a cerimónia de abertura, que contará com perto de seis mil pessoas.

Sem comentários: