quinta-feira, 9 de julho de 2009

JOGOS DA LUSOFONIA - Delegação nacional já está em Lisboa

A DELEGAÇÃO moçambicana aos segundos Jogos da Lusofonia a terem lugar de 11 a 20 deste mês, em Lisboa, seguiu ontem para Portugal.

As meninas de basquetebol na festa da primeira edição dos Jogos da Lusofonia
Trata-se de atletas, técnicos, médicos/massagistas e dirigentes que durante cerca de 10 dias vão lutar não só pelas medalhas e taças, mas também por representar o país condignamente em todos os capítulos, sobretudo o desportivo.Moçambique vai tomar parte neste evento com quatro modalidades, nomeadamente futebol (selecção de Sub-20), basquetebol masculino e feminino (selecções A), atletismo masculino e feminino, taekwondo e voleibol de praia (uma dupla masculina).

A comitiva nacional vai ter que enfrentar, neste que é considerado o maior evento internacional multidesportivo alguma vez realizado em Portugal, as suas congéneres de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Índia, Macau (China), Portugal, São Tomé e Príncipe, Sri Lanka e Timor-Leste.

Todos estes países vão competir, para além das modalidades que Moçambique leva, em desporto para deficientes (demonstração), futsal, judo, ténis de mesa, voleibol de sala, nos Concelhos de Almada, Lisboa e Oeiras.

Sob o lema “A união mais forte que a vitória”, será apresentado um espectáculo inesquecível, com a participação de centenas de patinadores, ginastas e bailarinos, em que serão enfatizados os principais símbolos da lusofonia: a língua, as palavras e o mar.

Mais de 1300 atletas e oficiais provenientes dos 12 países e regiões participantes vão desfilar por um palco em que estará presente o espírito da Lusofonia.

Será acesa a luz que representa a chama olímpica, com a participação da Banda da Armada e serão hasteadas as bandeiras que representam a Lusofonia, para além do Hino Oficial dos Jogos.No final, um impressionante momento pirotécnico vai encher de luz e cor o Pavilhão Atlântico. Serão mais de 2000 os intervenientes na cerimónia que marcará o arranque deste grandioso encontro desportivo.

Sem comentários: