quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

CAN-2010: Estreia feliz dos “Mambas”



A SELECÇÃO Nacional estreou-se ontem da melhor maneira no Campeonato Africano das Nações (CAN-2010) ao empatar a duas bolas com o Benin, em jogo do Grupo C. Pode-se dizer que Moçambique já fez história neste CAN, visto que logo na estreia marcou dois golos, algo que ainda não tinha conseguido nas anteriores três presenças.

O melhor que os “Mambas” haviam conseguido foi no CAN de 1996, realizado na África do Sul, quando empataram a uma bola com a Tunísia, também no primeiro embate.

No entanto, ontem, no desafio frente ao Benin, a missão dos “Mambas” não foi nada fácil. Entraram em jogo algo nervosos e aos 20 minutos já perdiam por 0-2. Era um resultado inesperado, a julgar pelas exibições que o combinado nacional havia feito até chegar a esta fase.

O certo, porém, é que os comandados de Mart Nooij estavam completamente perdidos em campo e era mais previsível que os beninenses ampliassem o resultado do que a turma moçambicana reduzir a desvantagem. Mas num lance de canto, Miro fez de cabeça o golo para Moçambique, relançando uma partida que parecia perdida. A Selecção Nacional galvanizou-se e começou a circular a bola como tanto gosta de fazer, aproximando-se com algum perigo da baliza adversária. Mas o golo do empate só surgiria na segunda parte por intermédio de Gonçalves Fumo.

Na classificação do Grupo C, Moçambique ocupa, a par do Benin, a segunda posição com um ponto. O Egipto, que venceu a Nigéria, por 3-1, lidera com três pontos. A turma moçambicana volta a jogar no sábado com o Egipto, detentor do título, enquanto que a Nigéria, última classificada, irá procurar, diante do Benin, somar os primeiros pontos.

Hoje será a vez das equipas do Grupo D entrarem em acção, pela primeira vez, com o Camarões a medir forças com o Gabão e a Zâmbia a ombrear com a Tunísia.

O Grupo A é liderado, de forma surpreendente, pelo Malawi, que comanda isolado com três pontos, seguido de Angola e Mali com um, e Argélia, última classificada, com zero.

O Grupo B é comandado pela Costa do Marfim e Burkina-Faso com um ponto, seguindo Gana que ainda não pontuou. Os ganenses estreiam-se na competição na sexta-feira defrontando a Costa do Marfim.

Sem comentários: