terça-feira, 8 de junho de 2010

Beira palco do I Festival dos Jogos Tradicionais


A CIDADE da Beira será entre os dias 25 e 26 de Setembro palco do I Festival dos Jogos Tradicionais, que envolverão representantes de todas as províncias. O evento, que decorrerá sob o lema “Jogos Tradicionais Promovendo a Cultura do Povo Moçambicano, será o culminar das várias fases que tiveram como ponto de partida a localidade, passando pelos postos administrativos e depois pelos distritos e que neste momento decorrem a nível provincial para o apuramento dos melhores “artistas”.



Cada delegação provincial será constituída por 20 elementos, dos quais 15 jogadores e os restantes acompanhantes.

O ministro da Juventude e Desportos, Pedrito Caetano, disse ontem a jornalistas, no momento do lançamento dos Jogos, que o I Festival a decorrer na Beira será essencialmente duma demonstração para a identificação das várias modalidades que são praticadas em cada uma das províncias do país. Anotou que a escolha de Sofala foi em consideração à experiência que tem, sendo que já acolheu o Festival do Provincial de Jogos Tradicionais.

O I Festival será assinalado numa brochura que, de um lado, conservará a história do lançamento deste evento no país e, do outro, registará as diversas modalidades que são praticadas ao nível nacional. Com base no registo das demonstrações feitas na Beira, o Governo fará a selecção das modalidades que desfilarão neste tipo de Festival, ou sejam as que passarão a ser oficiais.

Aliás, esta é uma das razões pela qual o I Festival não traz consigo a componente competição, daí que não haverá premiação.

De salientar que a organização dos I Festival conta com o Ministério da Juventude e Desportos, em colaboração com o da Educação e Cultura e a Faculdade da Educação Física e Desportos, bem como com organizações não-governamentais.

Entretanto, estão em curso as fases provinciais que culminarão com a fase final em Sofala, coincidindo com o encerramento da “Semana do Desporto”, a 26 de Setembro. Com o Festival dos Jogos Tradicionais, o Governo pretende criar um movimento desportivo/cultural para a promoção e enriquecimento do mosaico cultural que identifica os moçambicanos do Rovuma ao Maputo.



PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS SERÁ LIMITADA

O envolvimento das crianças nos Jogos Tradicionais será limitado. Pedrito Caetano disse que a participação da pequenada não será excluída, mas desencorajada, atendendo que o universo de participantes nos Jogos será maioritariamente de adultos, para evitar que a pequenada compita com adultos.

Caetano esclareceu, no entanto, que não haverá limite de idades. Não descartou a possibilidade de o festival ser disputado por escalões etários, ou seja, subdividido em grupos etários.

Neste momento queremos criar um movimento massivo, tratando-se de uma demonstração, e depois pensaremos nos escalões etários”, frisou.

Sem comentários: