segunda-feira, 21 de junho de 2010

MUNDIAL-2010 - África unida!


A SITUAÇÃO de boa parte das selecções de África já está mais ou menos definida nesta primeira fase da Copa do Mundo de 2010, e os jogadores dos seis representantes do continente estão a fazer de tudo para apoiarem uns aos outros, manifestando publicamente que torcem primeiro pela própria selecção, depois pelas outras cinco equipas africanas.



Cinco delas já jogaram duas vezes na fase de grupos. Até ao momento, as nações africanas somaram juntas apenas sete pontos em 11 jogos, e a vitória de Gana sobre a Sérvia segue como a única do continente anfitrião do Mundial. Os Estrelas Negras também haviam sido os únicos representantes da África nos mata-matas da Alemanha 2006.

Apesar do início lento, porém, cinco das seis nações africanas — Camarões já está eliminado — ainda têm esperanças de avançar para a próxima fase do torneio após a última ronda dos grupos. Independentemente dos resultados, os africanos mostraram admirável união na África do Sul 2010. O atacante Asamoah Gyan, que marcou os golos do Gana nos primeiros dois jogos, explicou essa solidariedade à FIFA.

"Estamos a realizar pelos outros países africanos porque é importantíssimo para nós, africanos, superarmos o que já foi feito no passado", diz o ganês, referindo-se ao facto dos Camarões e Senegal terem chegado aos quartos-de-final em 1990 e 2002, respectivamente.

"Essa é a nossa ambição — não de Gana, mas de toda a África.” No cômputo geral, a primeira passagem aos oitavos-de-final e também a primeira eliminação marcaram o dia 9 da competição. A Holanda qualificou-se para a fase seguinte, depois de vencer o Japão por 1-0 e fruto também da derrota dos Camarões com a Dinamarca (2-1).

A selecção africana está assim afastada dos oitavos-de-final e vai cumprir calendário no Grupo E. Assim, os Camarões caem na fase inicial pela quarta vez consecutiva (1994, 1998, 2002 e 2010).

A última vez que o país disputou a etapa de mata-mata foi em 1990. Para hoje estão agendados os encontros Portugal-Coreia do Norte, Chile-Suíça e Espanha-Honduras.

Sem comentários: