segunda-feira, 7 de junho de 2010

“Mambas” partem confiantes e moralizados


A SELECÇÃO Nacional de Futebol deixa hoje o país com destino a Joanesburgo, África do Sul, onde amanhã, a partir das 16.30 horas, defrontará a sua congénere de Portugal. O encontro insere-se na preparação da selecção de Portugal para o “mundial” que começa próxima sexta-feira na vizinha África do Sul.

Após uma semana de preparação, o combinado nacional seguiu quase na máxima força para esse amistoso se se atender que Dário, lesionado, e Miro, ainda em dúvida, são duas baixas de peso.

Mas nem isso tira a moral dos “Mambas”, que ontem realizaram no campo da Liga Muçulmana a sua última sessão de treino baseada principalmente na afinação da concretização através de lances de bola parada. Para trabalhar esse aspecto foram ensaiados livres em diferentes posições. Mas houve igualmente espaço para o aperfeiçoamento de jogadas de ataque em bola corrida com os três jogadores que entrarão de início: Dominguez, Gonçalves e Jerry a ensaiarem remates à baliza. Neste aspecto o avançado do Ferroviário esteve bem ao mostrar que está com a pontaria afinada, ele que será a referência de ataque do conjunto nacional.

De resto, foi um treino que serviu para relaxar, depois de três dias em que Chiquinho Conde, treinador principal, puxou pelo físico dos seus pupilos através de corrida no campo e ensaio de diferentes tácticas, sessão em que se exigia desmarcações rápidas e passes certos. Aliás, o passe foi também trabalhado ao pormenor.

Numa avaliação à preparação, Chiquinho fez um balanço positivo. “Estou satisfeito com a produção de todos os jogadores. O grupo está muito confiante e moralizado, afinal não é todos os dias que se defronta Portugal. Acredito que darão o máximo para prestigiarem as cores nacionais”.




CHIQUINHO AVANÇA COM O ONZE INICIAL


No final do treino de ontem, Chiquinho Conde avançou com a equipa que entrará de início, a saber: Lamá (guarda-redes); Campira, Mexer, Fanuel e Paíto (defesas); Simão, Momed Hagy e Genito (médios); Dominguez, Gonçalves e Jerry (avançados).

O técnico afirma que é com esta equipa que pretende surpreender a selecção portuguesa. “Vamos apostar nas saídas rápidas para o contra-ataque. Temos jogadores rápidos capazes de criar perigo”, revelou.

Falando ainda sobre a maneira como os “Mambas” irão actuar, Chiquinho Conde afirmou que o meio-campo será muito povoado nas acções ofensivas com Dominguez e Gonçalves a apoiarem Simão, Genito e Momed Hagy, formando um “bloco” de cinco jogadores no meio reduto.

O ex-capitão do “Mambas” afirmou que dará oportunidade a todos os jogadores para mostrarem a sua qualidade pelo que na segunda parte deverá operar muitas substituições com a inclusão por exemplo do regressado Armando Sá para o lugar de Campira.

Refira-se que será o segundo jogo que Moçambique fará com Portugal na história dos dois países, no primeiro encontro os “tugas” venceram, por 2-1.

Sem comentários: