sexta-feira, 18 de junho de 2010

Grécia vence (2-1) e complica contas da Nigéria



A Grécia conquistou hoje a primeira vitória numa fase final de um Campeonato do Mundo ao vencer (2-1) a Nigéria na jornada do Grupo B. Os africanos estiveram a vencer mas a expulsão de Kaita (34m) deitou tudo a perder, permitindo aos helénicos a reviravolta no marcador.

A formação africana adiantou-se no marcador aos 16 minutos com um golo de Uche, de livre directo, numa altura em que a Grécia dominava o meio-campo e visava mais a baliza adversária.

A pressão grega manteve-se e aos 34 minutos, Kaita viu cartão vermelho directo depois de pontapear Torosidis fora das quatro linhas. O domínio da Grécia acentuou-se e Salpingidis apontou o golo do empate já perto do apito para o intervalo.

Na segunda parte, o jogo esteve mais aberto e, apesar de estar em inferioridade numérica, a Nigéria tentou chegar novamente à vantagem o que podia ter acontecido aos 59 minutos: num contra-ataque rápido, Yakubu apareceu isolado na área e atirou para defesa de Tzorvas. Na recarga, Obasi falhou o golo de baliza aberta.

Do outro lado, Enyeama realizou a defesa da tarde ao desviar para canto um cabeceamento perigoso de Samaras (69m) na sequência de um canto. O guardião nigeriano não esteve bem ao realizar, pouco depois, uma defesa incompleta após remate de Tziolis de fora da área, permitindo a Torossidis, que surgiu oportuno, o segundo golo da Grécia.

Katsouranis e Karagounis, antigos jogadores do Benfica, foram os mais rematadores da Grécia, selecção que mais atirou à baliza adversária: 27 remates contra da apenas 10 da Nigéria. Echiéjilé, médio nigeriano contrato neste defeso pelo Sporting de Braga, entrou aos 55 minutos, mas acabou por sair lesionado aos 77.

Com este resultado, a Grécia é terceira classificada no Grupo B com os mesmos três pontos da Coreia do Sul que hoje foi goleada (4-1) pela Argentina. A Nigéria ainda não somou qualquer ponto mas pode ainda chegar ao segundo lugar e aos oitavos-de-final, tendo para isso que vencer a Coreia do Sul e esperar que a Argentina vença a Grécia na derradeira jornada. Caso de verifiquem estes resultados, o apurado decide-se pela diferença de golos marcados e sofridos.

Sem comentários: