quarta-feira, 23 de junho de 2010

Em três distritos da Zambézia: Fundação Mutola lapida talentos


DEZ mil petizes com idades compreendidas entre oito e 16 anos participam desde sábado último até finais de Novembro próximo num torneio de futebol infanto-juvenil nos distritos de Gúruè, Alto Molócue e Ile, na Zambézia. Promovido pelo Projecto “Passabola”, integrado na Fundação Lurdes Mutola, o torneio tem, entre outros objectivos, a pesquisa de talentos a formação de equipas de elite em cada faixa etária e fazer o devido acompanhamento para alimentar o futebol nacional.



A cidade de Gúruè acolheu, no mesmo sábado, a cerimónia de lançamento da Liga Interprovincial Mutola edição-2010, evento testemunhado por perto de duas mil pessoas, entre crianças, técnicos, governantes e representantes da sociedade civil.

O gestor regional norte da Fundação Lurdes Mutola, Ascensão Chauchane, disse, na cerimonia do lançamento do torneio, que aquela instituição está há três anos a contribuir para a promoção e massificação do desporto nas vertentes de formação de técnicos, identificação de talentos e acções sociais tais como a concessão de bolsas de estudo e prevenção de doenças endémicas, com destaque para o HIV/SIDA. Disse adiante que o projecto “Passabola” já formou 361 treinadores que assistem a 10.836 crianças em várias comunidades e escolas, para além da reabilitação de infra-estruturas.

Com estas acções, Gúruè contribuiu com atletas nas selecções nacionais feminina e masculina de futebol que se deslocaram para Angola e África do Sul. Trata-se de Silene e Marília, em femininos, e Roquito, em masculinos.

O futebol nacional ainda enfrenta a crise de valores que possam contribuir para uma maior visibilidade no panorama regional e internacional. Os gestores do projecto “Passabola” acreditam que este pode contribuir de forma mais significativa, mas pedem ao governo, aos líderes comunitários e aos pais e encarregados de educação para participarem, dispensando os seus filhos a praticarem o desporto, o que também irá contribuir para a melhoria do estado de saúde, promoção de equilíbrio psíquico e afastar a juventude de males como a prostituição, consumo de drogas e de álcool.

Cada distrito contemplado irá organizar até finais de Novembro várias fases, desde a localidade, passando por Postos Administrativos até ao distrito. Feito isto decorrerá a fase entre distritos para depois formarem-se equipas representativas de cada faixa etária para a disputa do “Interprovincial” em Nampula.

A conclusão a que se chegou é de que há talentos e o que falta é acompanhamento. Constatou-se ainda que são poucos os eventos desportivos organizados localmente e, quando há, não se faz a monitoria e avaliação dos resultados. A pequenada pediu para que o lema escolhido - “Por Uma Juventude Inspirada na Menina de Ouro” - seja encarada com seriedade e que produza resultados.

JOCAS ACHAR

Sem comentários: