segunda-feira, 7 de junho de 2010

Presidente da FIFA elogia África do Sul


NUMA cerimónia em Tshwane/Pretória na sexta-feira, o Presidente da FIFA, Joseph Blatter, disse ao vice-presidente da África do Sul, Kgalema Motlanthe, que o país tem motivos de sobra para se orgulhar do caminho que percorreu até chegar ao ponto de receber a primeira Copa do Mundo disputada em solo africano.

"Hoje é um dia histórico para nós e para a África do Sul", afirmou o presidente da FIFA. "Agora temos sete dias antes da Copa do Mundo, sete dias antes que os Bafana Bafana iniciem a sua campanha na Copa do Mundo para tentarem orgulhar a todos vocês. Quero parabenizar o Governo da República da África do Sul e o povo deste país."

"Sem o apoio que recebemos do Governo, não teríamos conseguido realizar esta Copa do Mundo. Também gostaria de agradecer a todas as províncias e cidades-sede que trabalharam incansavelmente para tornar este sonho realidade. Hoje, a família do futebol está comemorando com o povo da África do Sul. Nunca tive nenhuma dúvida de que vocês poderiam cumprir com as suas promessas."

Blatter também foi questionado sobre a presença do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela na cerimónia de abertura da Copa. "Foi em 1992 que me encontrei pela primeira vez com Madiba, antes dele se tornar presidente. Também o encontrei brevemente ontem. Ele quer ir à cerimónia de abertura e ao primeiro jogo no Soccer City. Precisamos de rezar para que ele possa participar. É o desejo dele, e também é o nosso desejo."

Durante a cerimónia, Motlanthe, presidente interino na ausência de Jacob Zuma, aceitou o troféu em nome do Governo. Motlanthe ressaltou os esforços de Blatter para apoiar a África do Sul no seu caminho para receber o evento.

Sem comentários: