sexta-feira, 11 de junho de 2010

MUNDIAL-2010 - Futebol contagia África do Sul


DURANTE um mês, o futebol tomará conta da África do Sul, cujo desporto tradicional, o râguebi, deu ao país o último título de campeão mundial e divulgou ao mundo o processo de transição do “apartheid” à democracia com filme “Invictus”, estreada nos primeiros meses de 2010.



O filme foi gravado no início de 2009, logo antes da disputa da Copa das Confederações de Junho do ano passado, na África do Sul, ensaio geral para a Copa do Mundo que começa hoje.

Quando foi jogado aquele torneio, ninguém tinha visto o filme, que estava recém-concluído. Agora, um ano depois, poucos desconhecem o papel do râguebi para as transformações políticas do país, como bem mostra “Invictus”.

O escritor e jornalista John Carlin recriou no seu livro-reportagem “The Human Factor: Nelson Mandela and the Game that Changed the World” (2008) a estratégia seguida pelo presidente Nelson Mandela em 1995 para aproximar broncos e negros pouco tempo depois de alcançar o poder.

Foi no momento em que a África do Sul, recém-saída do "apartheid" devia enfrentar como anfitriã o campeonato mundial de râguebi, no qual finalmente se impôs numa final épica contra a Nova Zelândia, cm uma equipa composta maioritariamente por jogadores brancos.

Do livro saiu o filme dirigido por Clint Eastwood, com Morgan Freeman no papel de Mandela e Matt Damon no de François Pienaar, capitão dos “springboks”, nome com o qual se conhece a selecção nacional de râguebi, da mesma forma como os Bafana Bafana são o “team” nacional de futebol.

O objectivo de Nelson Mandela foi conseguir que um país de negros apoiasse um desporto de brancos e que, além disso, sentisse orgulho disso.

Quinze anos depois, chega a África d Sul uma nova oportunidade de melhorar como nação, nesta ocasião através do futebol, um desporto de negros num país de maioria negra.

Sem comentários: