terça-feira, 15 de junho de 2010

MUNDIAL-2010 - Camarões “deliciosos” para nipónicos


OS Camarões foram derrotados com o golo apontado pelo avançado Honda aos 39 minutos, tento que chegou para dar a vitória à turma nipónica e complicar as contas de apuramento dos “Leões Indomáveis”, que precisam agora de vencer os dois próximos desafios frente à Dinamarca e Holanda, esta última líder do grupo, tarefa que se antevê hercúlea.



Naquilo que foi a história do jogo, diga-se em abono da verdade que a equipa africana sempre sentiu muitas dificuldades, sobretudo no ataque. Nem a estrela da equipa, Samuel Eto’o, conseguiu desarticular a personalizada defesa japonesa. Reflexo disso é que foi preciso esperar 37 minutos para se ver o primeiro remate por intermédio de Eyong.

Mas o golo dos asiáticos surgiu dois minutos depois. Numa boa jogada pela direita, Matsui cruzou e os centrais dos Camarões falharam. A bola sobrou então para Honda, que, com frieza, bateu Souleymanou.

No início do segundo tempo os Camarões chegaram primeiro grande área contrária com perigo. Numa das raras boas jogadas, Eto’o passou por dois defesas na direita, entrou pela linha de fundo e cruzou para trás. Choupo-Moting rematu de primeira e a bola passou a rasar o poste da baliza à guarda de Kawashima.

A precisar de inverter o rumo dos acontecimentos, o técnico Paul Le Guen tirou o médio Matip e fez entrar o avançado Emana, no entanto pouco ou nada se alterou em termos de produção da equipa. Apesar de subir mais ao ataque, os africanos tinham imensas dificuldades para criar jogadas de perigo.

Bem posicionada na defesa, a selecção japonesa ainda arriscou nos contra-ataques. Num deles, já a nove minutos do final, quase chegou ao segundo golo. Hasebe entrou pela zona central e rematou forte, mas Souleymanou fez a defesa da tarde, evitando o 2-0.

Na resposta, Mbia desferiu um portentoso remate que só foi parado pela trave, na recarga Emana tentou acertar no alvo mas foi infeliz.

Já no período de compensação, os comandos do técnico francês Paul Le Guen voltaram a ameaçar, mas mais uma vez faltou frieza. Desta feita foi Webó a ter nos pés a oportunidade de empatar a partida.

Com esta vitória, o Japão segue invicto contra Camarões em quatro partidas, acumulando agora três vitórias e um empate e nenhum golo sofrido. Para os africanos a derrota foi a primeira em estreias de “mundiais”, depois de um triunfo e quatro empates.

FICHA DO JOGO

Estádio Free State, em Bloemfontein

Árbitro: Olegário Benquerença (POR)

JAPÃO: Kawashima; Komano, Nakawaza, Tulio Tanaka e Nagamoto; Abe e Hasebe (Inamoto, 88 min.); Endo, Matsui (Okazaki, 68 min.) e Okubo (Yano, 82 min.); Honda.

CAMARÕES: Souleymanou; Mbia, Nkoulou, Bassong e Assou-Ekotto; Makoun (Geremi, 75 min.), Matip (Emana, 63 min.) e Enoh; Etoo, Webo e Choupo Moting (Idrissou, 75 min.).

Disciplina
: cartão amarelo a Nkoulou (72 min.), Abe (90+1 min.).

Marcador: 1-0, por Honda (39 min.)

Sem comentários: