quarta-feira, 16 de junho de 2010

Costa do Marfim no bom caminho


A SELECÇÃO da Costa do Marfim agigantou-se ontem a nível do Continente Africano ao repartir o domínio da maior parte do jogo, sobretudo na segunda etapa, e arrancar um precioso empate, sem abertura de contagem, frente a Portugal, na abertura do grupo G, considerado de “morte” nesta primeira fase do Campeonato Mundial de Futebol, que decorre desde sexta-feira na vizinha África do Sul.



Este empate abre boas perspectivas para a qualificação da selecção africana, que precisa de manter o mesmo ritmo até final nos encontros desta etapa com a Coreia do Norte e o Brasil e esperar pelo deslize dos portugueses, que neste momento devem estar a fazer as mesmas contas, uma vez que os “canarinhos” são teoricamente o combinado favorito a transitar para os oitavos-de-final.

É caso para dizer que os africanos devem se orgulhar da exibição da Costa do Marfim, na sua estreia, que mesmo sem a sua estrela mais cintilante, Didier Drogba, a cem porcento – entrou na segunda parte – pararam um Portugal que vinha embalado para iniciar esta prova com uma vitória, uma vez que sabia que em caso de derrota ou empate – como aconteceu – tem que, daqui em diante, andar com a máquina calculadora na mão.

À Costa do Marfim valeu o espírito de sacrifício e de conjunto algo que não se viu nos encontros anteriores, incluindo os do CAN de Angola ainda este ano.

No outro embate deste grupo, o Brasil venceu a Coreia do Norte, por 2-1, e assumiu a liderança com três pontos.

Ainda ontem, concluiu-se a primeira jornada do grupo F com a Nova Zelândia e a Eslovénia a empatarem a zero bola, depois da Itália e Paraguai terem também empatado a um tento, na noite de segunda-feira.

Entretanto, hoje conclui-se a primeira jornada da fase de grupos com os encontros Honduras-Chile e Espanha-Suíça (série H) e arranca a segunda ronda com os sul-africanos a defrontarem o Uruguai.

Sem comentários: