terça-feira, 15 de junho de 2010

Martins reitera educação de qualidade para todos


ESTAMOS apostados que até 2015 todas as crianças tenham acesso à educação e uma educação de qualidade. Estamos a despertar a consciência de todos que devemos apoiar a educação porque é a base de desenvolvimento de qualquer país”, disse o Ministro da Educação, Zeferino Martins, na manhã de domingo, na Escola Secundária da Polana, perante centenas de estudantes, no acto do lançamento do Projecto “One Goal”, que tem à cabeça o ex-capitão dos “Mambas” Tico-Tico.



O Projecto “One Goal”, da responsabilidade da British Coucil e DFID Moçambique, em coordenação com a Liga Moçambicana de Futebol, visa sensibilizar todo o mundo para que dê educação escolar a todas as crianças.

A mensagem do titular da pasta da Educação no país foi recebida com entusiasmo pelas crianças, jovens e adolescentes da Escola Secundária da Polana, alguns que se faziam acompanhar dos respectivos encarregados de educação.

Tico-Tico, umas das figuras escolhidas para liderar o processo, foi bastante ovacionado, tendo distribuído autógrafos à criançada, para além de participar, por alguns instantes, numa partida de futebol envolvendo meninas daquele estabelecimento de ensino.

O projecto, que terá a duração de um mês, coincidindo com o Mundial de Futebol, será divulgado antes dos jogos do Moçambola nas três regiões do país, nomeadamente sul, norte e centro. Depois de Maputo, no dia 19 seguir-se-á Lichinga, no dia 27, e Beira, a 11 de Julho.

A cerimónia de lançamento foi colorida por jogos e alguns números de ginástica em circuito, tendo as crianças recebido camisetes, bonés e canetas, para além de lanche, proporcionado pela British Coucil.


Para uma melhor divulgação da iniciativa, a British Coucil e o DFID querem, através do desporto, aproveitando-se do Moçambola e numa altura que decorre o Mundial na África do Sul, sensibilizar toda sociedade a aderir ao projecto, dado fazer parte das metas do milénio.

Muitas estrelas mundiais, incluindo o presidente da FIFA, Joseph Blater, aderiram à iniciativa e encorajaram os seus promotores a prosseguirem com muita força, pois, na sua óptica, não há desporto são sem educação escolar.

Sem comentários: