quarta-feira, 16 de junho de 2010

MUNDIAL-2010 - Vuvuzela em versão “light”


O SOM do coro de críticas às vuvuzelas não foi suficiente para impedir a sua utilização nos estádios do Mundial, mas chegou aos ouvidos dos fabricantes do polémico instrumento, os quais resolveram produzir uma versão mais silenciosa da corneta, de modo a calar os principais contestatários.



Fizemos algumas modificações e existe agora uma vuvuzela que faz um barulho com menos 20 decibéis do que a tradicional 127 decibéis”, afirmou Neil van Schalkwyk, da empresa Masincedane Sport, responsável pela fabricação das vuvuzelas, a qual espera um volume de negócios na ordem dos dois milhões de euros só durante a competição.

Desde que foi dado o pontapé de saída do Campeonato do Mundo multiplicaram-se as críticas às cornetas popularizadas pelos adeptos sul-africanos, vindas de todos os quadrantes, inclusive dos jogadores.

Apesar da contestação e dos avisos dos especialistas sobre os riscos de perda de audição, o comité organizador já deixou bem claro que as vuvuzelas não serão banidas dos estádios.

"Vejam as vuvuzelas como parte da cultura da África do Sul na celebração do Campeonato do Mundo. Assim como os nossos convidados aceitam a nossa cultura, por favor aceitem a nossa forma de celebrar. A história da vuvuzela está ligada à da África do Sul", declarou Rich Mkhondo, porta-voz do comité organizador local.

As declarações surgem um dia depois de o próprio presidente do comité, Danny Jordaan, ter avançado com a possibilidade de banir as vuvuzelas. Jordaan revelou que prefere as músicas nos estádios, mas Rich Mkhondo negou que as vuvuzelas prejudiquem outras formas de celebração e que só uma minoria é contra o instrumento.

Sem comentários: