quarta-feira, 30 de junho de 2010

No Desportivo da Matola: Sexo e Desporto em “Noite de Conversa”

ORIENTAÇÃO sexual e o Desporto”, é o tema escolhido para a quinta edição do “Noite de Conversa”, a ter lugar esta sexta-feira, no salão de festas do Clube Desportivo da Matola, em Maputo, numa iniciativa da associação Amigos da Saúde. Para lançar o mote do debate sobre o tema foi convidada a Associação Lambda, uma agremiação que junta indivíduos de ambos os sexos, com orientação homossexual.



Segundo fonte ligada à organização, pretende-se que o evento funcione como mais um espaço onde jovens, adolescentes e adultos amantes do desporto possam desenvolver um diálogo franco e aberto sobre questões de saúde, sexualidade e desporto, procurando desmistificar ideias correntes à volta da correcção ou não das escolhas sexuais do ser humano.

Esta é a terceira sessão do “Noites de Conversa” em que o tema de debate tem a ver com o sexo e desporto, naquilo que a organização considera um exercício importante de se fazer no seio da juventude, de quem a sociedade espera uma postura mais responsável no contexto das relações humanas, tendo o desporto como pano de fundo enquanto elemento de coesão social.

O grupo Amigos da Saúde lançou o projecto “Noites de Conversa” em Março passado com um debate sobre os desafios que se colocam ao Clube Desportivo da Matola no contexto da sua revitalização e consequente reintegração na dinâmica do desporto nacional.

Desde então os encontros sucederam-se, com sessões de debate a partir das 18:.30 horas de cada última sexta-feira do mês, numa prática que a pouco e pouco foi atraindo mais simpatizantes, sobretudo entre os jovens, além de chamar à atenção da comunidade empresarial matolense, cujo apoio tem sido determinante para a continuidade da iniciativa.

As sessões do “Noite de Conversa” têm como palco a sede do Clube Desportivo da Matola, sita no número 800 da Avenida Samora Machel, que coincide com um dos troços da estrada Maputo – Witbank.

Sem comentários: