quarta-feira, 16 de junho de 2010

CIRH cancela Mundial de Hóquei em Patins em Moçambique




O CIHR refere, numa das passagens, que irá “reembolsar o valor de 12 000 USD,Que “Moçambique investiu até agora na preparação desta prova”.

O Comité Internacional de Hóquei em Patins (CIRH) cancelou a organização da 40ª edição do Campeonato Mundial de hóquei em patins do grupo A de 2011, em Maputo, Moçambique.

Num comunicado enviado à Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), a que o “O País” teve acesso, o Comité Internacional de Hóquei em Patins, através do seu presidente, Harro Strucksberg, que ano passado visitou Maputo e disse estar impressionado com o que viu, refere que o cancelamento da realização desta prova no nosso país deve-se “à falta de cumprimento do contrato entre a Federação Moçambicana de Patinagem, o Governo moçambicano e a Wallstreet, rubricado em Julho de 2009, em Vigo, na Espanha”.

O Comité Internacional de Hóquei em Patins diz ainda que “não há garantia oficial do Governo moçambicano no anúncio da reabilitação do pavilhão para acolher a prova, bem como um anúncio oficial do presidente do Comité Organizador do Campeonato Mundial em relação aos prazos e ninguém respondeu até agora”.

O CIRH refere, numa das passagens, que irá “reembolsar o valor de 12 000 USD, que Moçambique investiu até agora na preparação desta prova”. Contactado pelo “O País”, Cândido Coelho, presidente da Federação Moçambicana de Patinagem diz ter ficado surpreendido com esta comunicação. Coelho disse ainda que a FMP vai reunir ainda hoje para analisar os factos arrolados pelo CIRH.

Não foi possível ouvir a reacção do vice-ministro da Juventude e Desportos, Carlos Sousa, pois o mesmo encontra-se na China, no quadro da visita do primeiro-ministro, Aires Ali, àquele país asiático.

O que é certo é que o CIRH há muito que vem sendo pressionado pela Argentina no sentido de retirar a Moçambique a organização desta prova. Recentemente, foram empossados os comités de organização e executivo do Campeonato Mundial de Hóquei em Patins do Grupo A e o mesmo garantiu que estava a trabalhar no sentido de viabilizar a realização da prova.

1 comentário:

Xaral disse...

Olá irmãos Moçambicanos. Apesar de ser Português estou muito triste com esta decisão.É um enorme erro do senhor Harro cancelar esta organização, e é por isso que faço o apelo de irem à página do CIRH http://www.inf.fh-dortmund.de/rollhockey/members.html e enviem para todos os emails que aqui se encontram uma resposta em que mostrem todo o vosso desacordo por esta decisão.Unamo-nos em torno de Maputo 2011.