terça-feira, 1 de junho de 2010

Preparação para o “amigável” com Portugal: “Mambas” arrancam a meio gás




A SELECÇÃO Nacional de futebol iniciou a preparação para o jogo amigável com Portugal, a 8 de Junho, a meio gás. Dos 24 convocados, apenas oito compareceram às duas sessões iniciais realizadas ontem, no Estádio 1º de Maio/Standard Bank, com destaque para a presença dos “internacionais” Paíto, Genito e Mexer, na sessão da manhã, e dos “internos” Josimar, Whisky, Zainadine Júnior, Diogo e Lamá. Gonçalves Fumo chegou ontem e integrou o grupo na sessão da tarde, enquanto os restantes “internacionais” são aguardados hoje, casos de Miro, Dominguez, Simão e Mbinho.

Esta fraca presença é justificada pelo facto de o Ferroviário de Maputo e a Liga Muçulmana, clubes com mais atletas convocados para o embate com os “tugas”, terem jogado fora de Maputo, respectivamente nas cidades da Beira e Lichinga. O Ferroviário só regressou ontem, enquanto a Liga Muçulmana chega hoje à capital do país.

No entanto, o técnico da equipa, Chiquinho Conde, chamado apenas para orientar os “Mambas” neste “amigável”, classificou de mal habituados alguns jogadores que pautaram pela ausência sem se quer dar satisfação.

Se calhar pensam que são craques. Mas, que fique claro, para mim quem não treina não joga, seja quem for”, advertiu aos faltosos.

A preparação prossegue hoje com mais uma sessão bidiária no mesmo local. De amanhã até sexta-feira, os “Mambas” cumprirão sessões vespertinas, reservando sábado e domingo para sessões matinais. A viagem para Joanesburgo está prevista para a próxima segunda-feira, dia que antecede o embate previsto para às 16:30 horas.





MART JÁ ESTÁ EM MAPUTO


O HOLANDÊS Mart Nöoij foi recebido em apoteose por um número considerável de adeptos dos “Mambas”, no domingo, no Aeroporto Internacional de Maputo, vindo do seu país de origem para rubricar um contrato de quatros anos, faseado.

O técnico vem a Maputo para se inteirar de alguns pontos na contraproposta apresentada pela comissão criada para negociar a sua contratação, constituída por membros da Federação Moçambicana de Futebol e quadros do Ministério da Juventude e Desportos, em representação do Governo.

No encontro com a comissão, Mart Nöoij vai, para além de acertar alguns aspectos atinentes ao contrato, aperceber-se do ambiente de trabalho que irá encontrar na FMF, onde funciona o Gabinete Técnico.

Uma das prioridades nos desafios colocados a Mart Nöoij é a qualificação para o CAN que será simultaneamente organizado no Gabão e na Guiné Equatorial, o que passa por formar uma equipa à altura de responder positivamente a este objectivo tendo em conta que alguns dos jogadores mais preponderantes dos “Mambas” estão em final de carreira, casos do guarda-redes Kampango, dos avançados Dário Monteiro e Tico-Tico, este último que se despediu no CAN Angola-2010.

Sem comentários: