quarta-feira, 14 de julho de 2010

Da marcha triunfal da “locomotiva” às águias sem pluma


Análise à primeira volta do Moçambola-2010



Pouco menos de quatro meses (20 de Março a 11 de Julho) durou a primeira volta do Campeonato de Futebol, o Moçambola-2010.

Os melhores classificados confirmaram as previsões de quase todos os quadrantes futebolísticos nacionais. Ferroviário de Maputo e Liga Muçulmana ocuparam as primeiras duas posições ao cabo da primeira volta do Moçambola-2010, com 30 e 28 pontos, respectivamente.

Ao fim da primeira metade do Campeonato Nacional de Futebol, os ferroviários marcam o compasso da prova, tanto pelas melhores razões, como pelas piores. Se o de Maputo lidera isolado e já foi proclamado campeão da primeira volta, tornando-se mais “rei”, pois é o bi-campeão em título, o de Pemba faz notícia no outro extremo da tabela classificativa, com uma companhia que responde pelo nome de Atlético Muçulmano, inexplicavelmente, pois em 2009 esta equipa atingiu a dimensão de equipa africana, representando Moçambique nas competições continentais.

Por estas alturas de 2009, o líder do campeonato era a Liga Muçulmana. Então, a prova máxima do nosso futebol era animada pelas intromissões do FC de Lichinga e pela ressurreição do Desportivo como um dos grandes do nosso futebol, ultrapassados os problemas financeiros e organizativos que o clube da águia vivia.

Crescêncio José

Sem comentários: