segunda-feira, 19 de julho de 2010

Ferroviário e Liga continuam em “louca” perseguição




Moçambola-2010 à passagem da décima quarta jornada.

O Ferroviário de Maputo e a Liga Muçulmana continuam numa perseguição “louca”. No pretérito fim-de-semana, venceram todos à tangente, respectivamente, 2-1 diante do Vilankulo FC, em Inhambane, e 1-0 ao Textáfrica, em Manica.

Os “locomotivas” de Maputo reforçaram a liderança e já somam 33 pontos, mais dois que os “muçulmanos”. O HCB de Songo, por seu turno, atrasou-se um pouco na luta pelo título, depois de ter sido goleado pelo Costa do Sol por 4-0. Neste momento, soma os mesmos 24 pontos alcançados na primeira volta.

A 14ª jornada trouxe a confirmação de três candidaturas sólidas (Ferroviário de Maputo, Liga Muçulmana e Maxaquene) ao título. Por outro lado, oficializou a presença do Costa do Sol no segundo pelotão, o que luta pela melhor classificação e sonha com posições do pódio. A sentença ficou traçada no sábado, quando o Costa do Sol voltou às vitórias gordas e pôs fim à série de alternância do bom e sofrível da equipa de David Mandigore.

A exibição até deslumbrou e, ainda, confirmou em toda a linha que a solidez e a segurança são os principais traços de identidade dos “canarinhos” que, gradualmente, vão aproximando-se do que na história sempre escreveram. Já o Ferroviário de Maputo, mantendo de entrada um ritmo implacável, o líder anulava a margem de erro da concorrência, especialmente a da Liga Muçulmana que, em caso de deslize, seria o principal beneficiado.

Apesar de ter tremido, cenário próprio de competitividade, a veia goleadora de Luís, o oportunismo de Imo e a boa prestação dos restantes colegas devolveram estabilidade ao campeão.

Do ponto de vista de emoção e espectacularidade, os jogos grandes do fim-de-semana aconteceram no Desportivo de Maputo vs FC Lichinga e no Textáfrica vs Liga Muçulmana, nos quais os “alvi-negros” e os “muçulmanos” deitaram para trás das costas mais uma tradição recente, a dos resultados negativos.

Crescêncio José

Sem comentários: