quarta-feira, 21 de julho de 2010

Jogos da CPLP entram na ordem do dia: Temos que capitalizar o factor casa – afirma Inácio Bernardo, perspectivando a participação moçambicana no event


A CONTAGEM decrescente rumo à VII edição dos Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa já começou. Precisamente daqui a uma semana centenas de jovens atletas dos oito países lusófonos entram em cena, num evento que procura aglutinar as componentes competitiva e de amizade e fraternidade, sabido que é que o desporto é um importante elo de união entre os povos.


Quando nos aproximamos do momento da verdade, o director nacional dos Desportos, Inácio Bernardo, garante que a preparação decorre a contento e que, especificamente em relação aos nossos representantes das diferentes modalidades, é imperioso que capitalizem o factor casa para a busca de medalhas.

Tendo como lema “Uma Comunidade, Uma Língua e Um Mar de Culturas”, os Jogos da CPLP já estão a suscitar vivo interesse no seio da juventude estudantil da capital do país, e não só. O facto de se realizarem precisamente no período de férias escolares é visto como uma iniciativa bem pensada, pois permitirá que a mocidade acompanhe “in loco” o desenrolar dos acontecimentos e preste a sua claque às nossas selecções. Em competição estarão as modalidades de futebol e basquetebol, em masculinos, andebol, em femininos, voleibol, ténis e atletismo, em ambos os sexos.

Segundo Inácio Bernardo, que falava ontem numa conferência de Imprensa com base nos objectivos globais que o país tem neste certame e que têm a ver com a superação do quarto lugar conseguido na última edição, no Rio de Janeiro, em 2008, ocupar os lugares do pódio é o mínimo que se pode pedir aos nossos representantes na sua qualidade de anfitriões, assim como pela particular atenção que se prestou na preparação das selecções.

A avaliar por aquilo que tem sido o trabalho das diferentes selecções, acho que temos condições para estar entre os três primeiros classificados. Aliás, foi dentro desta perspectiva que colocámos as equipas a treinar mais cedo, logo depois dos Jogos Escolares de Lichinga, donde foram seleccionados os atletas. Inclusive vieram jovens doutras províncias que ficaram alojados no hotel e a prosseguir os seus estudos na “Josina Machel”. Portanto, como se vê, foi um esforço inovativo e que julgamos terá a devida compensação com a conquista do maior número possível de medalhas”, explicou o boss dos Desportos.

Exemplificando por modalidades, disse que o basquetebol, para além do treinamento normal, a equipa participa no Campeonato de Juniores da Cidade, precisamente com o propósito de dotar os jogadores da competição que se revela imprescindível neste momento. O futebol tem a selecção a estagiar no Estado alemão da Baviera, enquanto o atletismo viu os seleccionados a disputar o recente Campeonato Regional de Juniores.

Com base nestes factos, e considerando que as outras selecções estão também a aprimorar a sua preparação, não tenho a menor dúvida em afirmar que estamos em perfeitas condições de conseguir bons resultados”, sublinhou.


TRANSPARÊNCIA NAS IDADES




Convidado a pronunciar-se sobre a sempre recorrente questão da falsificação de idades, Inácio Bernardo mostrou-se tranquilo quanto a isso, afirmando que é importante sermos transparentes e não cair na ratoeira.

Explicou que depois do trabalho de selecção efectuado pelas federações a Direcção Nacional dos Desportos foi fazer a confrontação das idades nas escolas dos atletas, tendo sido detectadas irregularidades em todas as modalidades, menos no ténis. Aos prevaricadores não houve outro remédio senão a sua exclusão, pois “temos que ser exemplares na transparência, independentemente de os outros países falsificarem as idades ou não”.

A partir de amanhã o movimento dos atletas participantes nesta competição lusófona começará a ser uma realidade em Maputo, com a chegada da delegação do Brasil. Os sul-americanos competirão em todas as modalidades, à excepção, paradoxalmente, daquela que constitui o seu cartão de visitas: o futebol. Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e são Tomé e Príncipe viajam no mesmo voo e desembarcam no sábado; Portugal chega na próxima terça-feira e Timor-Leste, que apenas traz atletismo e ténis, é aguardado a qualquer momento.

O Ministério da Juventude e Desportos aposta no sucesso do evento, daí a preparação cuidadosa que vem sendo observada. Os locais de alojamento – hotéis VIP, Rovuma, Turismo, Tivoli e Cardoso – já estão à espera dos visitantes, enquanto os recintos de jogos – pavilhão e campo do Maxaquene, pavilhão do Desportivo, Parque dos Continuadores e “courts” do Jardim Tunduru – depois de terem beneficiado de alguma reabilitação, já estão em condições de receber as competições.

Neste aspecto, aliás, o único recinto ainda a ser aprimorado é o Parque dos Continuadores, somente no que diz respeito à pista, pois os balneários estão prontos. Para a pista, em particular, o material para a resselagem já se encontra entre nós, vindo de Portugal, esperando-se apenas que o técnico chegue para a sua montagem.

Sem comentários: