segunda-feira, 19 de julho de 2010

MOÇAMBOLA-2010 - Fome “canarinha” deu em fartura


POR vezes, o assim-assim que tem estado a caracterizar a carreira “canarinha” resulta em desfechos francamente surpreendentes. Depois de a formação do zimbabweano David Mandigora ter derrotado o líder Ferroviário de Maputo por 3-1 e, a seguir, afastado da Taça de Moçambique a Liga Muçulmana, mercê do triunfo por uma bola sem resposta, agora foi a vez de, categoricamente, vencer a HCB de Songo por 4-0, com David, compatriota do treinador, a fazer um “hat trick”, depois de Josimar ter aberto o marcador.



Foi uma tarde extraordinariamente rica para o Costa do Sol, pois a fome de golos que tinha acabou resultando em fartura e fazer com que a equipa subisse alguns degraus na tabela classificativa, embora a questão do título seja uma miragem há já muito tempo, pois dificilmente pode superar os 16 pontos de vantagem em relação ao comandante da prova.

Apesar de tudo, um facto digno de registo: os “canarinhos”, curiosamente, em curto espaço de tempo ganharam a três equipas do topo da tabela, mesmo considerando que diante da turma de Artur Semedo foi para uma outra competição. No início da segunda volta do Moçambola-2010, a 14ª jornada, vincou a superioridade do Ferroviário de Maputo, Liga Muçulmana e Maxaquene a jogarem na condição de visitantes.

Os campeões nacionais bateram o Vilankulo FC por 2-1, os “muçulmanos” foram a Soalpo derrotar o Textáfrica por uma bola sem resposta, o mesmo resultado conseguido pelos “tricolores” no Estádio 25 de Junho, em Nampula, face ao Ferroviário de Pemba. Enquanto na Beira o Sporting local também primou pela fartura, na capital do país, Desportivo e Matchedje preferiram os serviços mínimos.

Os “leões” golearam o Atlético Muçulmano por 4-1 e, pelo mesmo “score” de 1-0, os “alvi-negros” e “militares” venceram FC Lichinga e Ferroviário da Beira, respectivamente. Ferroviário de Maputo mantém o comando e a margem de dois pontos (33-31) em relação à Liga Muçulmana, que vai na segunda posição.

A seguir, Maxaquene é o novo terceiro classificado com 25 pontos, vindo depois HCB de Songo com 24, Desportivo 20, Sporting da Beira e Matchedje 19, Ferroviário da Beira 18, Costa do Sol e Vilankulo FC 17, Textáfrica 15, FC Lichinga 11, Atlético Muçulmano 10 e Ferroviário de Pemba oito pontos. Na 15ª jornada, as atenções estarão viradas para o sempre aliciante “derby” entre Maxaquene e Desportivo, marcado para sábado, enquanto no domingo se realizam os embates Ferroviário de Maputo-Textáfrica, Liga Muçulmana-Matchedje, Ferroviário da Beira-Ferroviário de Pemba, FC Lichinga-Sporting, Atlético Muçulmano-Costa do Sol e HCB-Vilankulo FC.

Sem comentários: