quarta-feira, 21 de julho de 2010

HÓQUEI EM PATINS-CAMPEONATO AFRICANO DE CLUBES-2010 - Represente moçambicano estreia-se frente à União


O ESTRELA Vermelha defronta hoje, a partir das 20.30 horas, a União de Joanesburgo, no Campeonato Africano de Clubes de Hóquei em Patins, que ontem arrancou em Pretória, África do Sul.



Os “alaranjados” partem para este duelo com um factor favorável do seu lado: a história quase cem porcento vitoriosa que têm sobre a equipa de Joanesburgo. É que nos quatro jogos realizados até então a equipa moçambicana venceu três e perdeu um. O que se pede justamente hoje é que se mantenha essa tendência vitoriosa e que os moçambicanos possam ter desde já motivos para sorrir.

A alteração do calendário, à última hora, fez com que o desafio frente à União de Joanesburgo fosse encarado com extrema importância e até visto como do tudo ou nada, se se atender que deste duelo sairá, ao que tudo indica, o segundo classificado, que a par do primeiro garante o acesso às meias-finais. A Académica de Luanda, campeã angolana, vista como a mais forte do grupo, é potencial favorita a liderar o Grupo “A”, que é também formando pelos sul-africanos do Invitation, tidos como os mais acessíveis.

Perante estes indicadores, um triunfo para a equipa “alaranjada” deixará quase que aberta a porta para as meias-finais.

Com a chegada ontem do último reforço ido do Maxaquene, Hélder Mateus (Boby), o colectivo ganhou mais coesão e confiança para atacar essa preciosa vitória.

O treino de adaptação realizado na manhã de ontem (10.30 horas) no pavilhão da ACP de Pretória serviu para perceber que o Estrela está disposto a salvar a honra moçambicana. O grupo mostrou-se integrado tacticamente e até fisicamente, tendo ficado patente um elevado espírito de entrega. Este facto ficou reflectido no desempenho de Boby, que tendo chegado por volta das 6.30 horas deu o máximo de si. É dentro deste espírito de sacrifício e entreajuda que os “alaranjados” pretendem atacar os três pontos.

O factor casa parece não preocupar os moçambicanos, até porque, por duas vezes, o Estrela venceu a União no pavilhão de Pretória e está disposto a voltar a fazer a festa.


CONHECIDO CINCO INICIAL




Justino Miguel, treinador da equipa, já divulgou o cinco que vai entrar de início. Trata-se de Afonso Quinze (guarda-redes); Sandro dos Santos e Arsénio Farranguane (defesas); Mercy Mungói e Neslon Miquessene (Mafambana).

É com esta equipa que o técnico pretende surpreender os sul-africanos nos primeiros minutos. Boby, que começará no banco, é uma aposta de peso para os golos.

Em relação à convocatória, o avançado Hélder Oliveira (João) ficou de fora dos dez para o embate da estreia.

Eis a lista dos dez convocados: Afonso Quinze (Afonsinho) e Juma Saúde (guarda-redes); Zé Cláudio, Arsénio Farranguane e Sandro dos Santos, (defesas); Hélder Mateus (Boby), Mercy Mungóí, Danilo Ibrahimo, Nelson Miquessene (Mafambana) e Nuno Canaveira (canaveira).

Ivo Tavares, em Pretória

Sem comentários: