segunda-feira, 12 de julho de 2010

MUNDIAL-2010 - Madiba emociona o público


FOI bonita à festa de encerramento do Campeonato do Mundo. Uma festa com muita luz e ritmos africanos, abrilhantada pela presença de Nelson Mandela, símbolo máximo do país, que por momentos silenciou as vuvuzelas e levou os noventa mil adeptos presentes no Soccer City a chamar por “Madiba”, como o antigo presidente é tratado de forma carinhosa pelos seus conterrâneos.



A presença do histórico líder africano foi uma dúvida até poucos minutos antes do início da cerimónia, mas acabou por se tornar num dos pontos altos da noite. Mandela surgiu num veículo móvel, acompanhado pela sua mulher, Graça Machel, deu uma volta pelo relvado, com um largo sorriso, a cumprimentar os adeptos. As bancadas responderam em euforia com o nome de “Madiba, Madiba, Madiba”. Foram poucos minutos, mas bem mais emotivos do que o espectáculo de cor e som tinha proporcionado minutos antes.

A cantora colombiana Shakira abriu o espectáculo com o “Waka Waka (This Time for Africa)", a música oficial do evento e o espectáculo prosseguiu depois com aviões, falsos elefantes e muitos efeitos especiais, com imagens dos protagonistas do Mundial a serem projectadas no relvado.

Com o aproximar da hora do jogo, o palco começou a ser transformado para o espectáculo mais esperado. Fábio Cannavro, capitão da selecção italiana, trouxe o ambicionado troféu para junto do relvado. Jimmy Jump, o catalão que ganhou fama por aparecer em eventos desportivos, também fez questão de aparecer, mesmo antes de se ouvirem os hinos da Holanda e da Espanha.
Depois o árbitro Howard Webb apitou e a bola começou a rolar para o verdadeiro espectáculo a noite...

Sem comentários: