segunda-feira, 5 de julho de 2010

MUNDIAL-2010 - O sonho ruiu!


O SONHO africano de conquistar um título no seu território chegou ao fim. Após um empate a um golo no tempo regulamentar e no prolongamento, o Uruguai venceu o Gana, por 4-2, no desempate por penaltes, na sexta-feira, em Joanesburgo, e está na semifinal do Mundial-2010, algo que não acontecia desde o México-1970.



Com um futebol mais solto do que mostrou na primeira fase do Mundial, os uruguaios tiveram raça, técnica e um pouco de sorte para despachar os últimos representantes do Continente Africano e asseguraram a vaga para o confronto com a Holanda amanhã. Foi o segundo duelo de penalidades no torneio até aqui, após o triunfo do Paraguai sobre o Japão, desta vez decidido por Sebastián “El Loco” Abreu.

Gana e Uruguai realizaram um duelo franco no belo estádio Soccer City, especialmente nos últimos 45 minutos, com uma série de ataques e contra-ataques por parte de ambas as selecções, num padrão que destoou dos jogos que o Uruguai fez até aqui.

Na metade inicial a selecção africana foi dominante, repetindo o seu futebol vigoroso diante da Celeste, mas desta vez com mais controlo nos passes e consciência na finalização. Sem contar com o médio André Ayew, a equipa conseguiu as suas principais jogadas com o médio-atacante Kevin-Prince Boateng, jogador de boa técnica e um físico impressionante.

A equipa acabou premiada com um golo no último minuto de compensação, nos pés de Sulley Muntari. O médio do Inter de Milão soltou uma bomba da intermediária. Asamoah Gyan teve o reflexo para se abaixar e deixar a sua trajectória. O chuto acabou surpreendendo o guardião Fernando Muslera.

Depois do intervalo, a equipa de Óscar Tabárez foi bastante agressiva, sem se deixar abalar, e teve diversas chances para virar o placard depois de ter chegado ao empate na cobrança de uma falta por Diego Forlán, logo aos 55 minutos.

Entre essas oportunidades de golo desperdiçadas, destacam-se duas de Luís Suárez, herói da classificação aos “quartos” com os seus dois golos contra a Coreia do Sul. Dessa vez, porém, o artilheiro do Ajax acabou esbarrando em Richard Kingson, guarda-redes de reacções rápidas e muita elasticidade que fez uma sólida Copa do Mundo.

Nos minutos finais, porém, à medida que o fôlego do atacante Diego Forlán ia acabando, a qualidade de ataque da Celeste ia caindo. No fim, o team não teve forças ou precisão para definir a reviravolta, e a partida foi ao prolongamento – a terceira na África do Sul 2010, a segunda envolvendo o Gana, que havia superado os Estados Unidos nos oitavos por 2-1.

O Uruguai ainda apresentou alguma ameaça no primeiro tempo extra. No segundo, todavia, a partida voltou a pender para os africanos, que tiveram duas óptimas oportunidades. Até que, aos 32 minutos, em bola levantada para a área, o atacante Luís Suárez cometeu um penalte ao espalmar a bola em cima da linha, evitando que uma cabeçada decretasse a vitória. O jogador acabou expulso. Na cobrança, Asamoah Gyan, que havia convertido contra Sérvia e Austrália, acabou desperdiçando, acertando no travessão. A partida terminou de seguida.

Na disputa final, Forlán, Maurício Victorino, Scotti e “El Loco” Abreu converteram. O capitão John Mensah e o jovem Dominic Addiyah acabaram desperdiçando as suas finalizações.

Sem comentários: