quarta-feira, 28 de julho de 2010

JOGOS DA CPLP-2010 - Juventude lusófona irmanada pelo desporto


DE dois em dois anos, é sempre assim. A juventude lusófona encontra um espaço de convívio e de irmandade através do desporto. Pela segunda vez, depois da edição de 1997, os Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa escalam Maputo e, a partir de amanhã até ao dia 7 de Agosto, farão parte do quotidiano dos citadinos, com particular realce para os jovens estudantes, que terão neste evento um meio para a diversão durante as férias escolares. A ser preparada com todo o requinte, envolvendo crianças que apresentarão números de ginástica rítmica e desportiva, bem como grupos culturais, a cerimónia de abertura da sétima edição desta competição lusófona terá lugar no pavilhão do Maxaquene, a partir das 14.30 horas, fechando ao fim da tarde com uma partida de basquetebol.



A azáfama em torno destes Jogos da CPLP já é uma realidade na capital moçambicana. A presença de jovens atletas de vários países não passa despercebida aos olhos dos citadinos, que também se preparam para vivamente acompanhar este grandioso festival desportivo da lusofonia, a ser alicerçado por modalidades como futebol e basquetebol masculino, andebol feminino, ténis, atletismo (incluindo para pessoa portadora de deficiência) e vólei de praia, em ambos os sexos
.

Depois de as diferentes selecções do nosso país, formadas maioritariamente por atletas que no ano passado disputaram os Jogos Escolares de Lichinga, terem dado entrada no Hotel VIP, seu local de acomodação durante este período, as representações visitantes já começaram a desembarcar em Maputo. Ontem, chegaram as equipas de Angola e de Timor-Leste, enquanto hoje desembarcam Portugal, Cabo Verde, Guiné-Bissau e S. Tomé e Príncipe, estes três últimos num voo charter cedido pelos angolanos. Brasil será o último a estar entre nós, na quinta e sexta-feira.


MOÇAMBIQUE COM 70 ATLETAS



Setenta atletas, repartidos por todas as modalidades que corporizam este evento, envergarão o “jersey” nacional durante os Jogos da CPLP, com o nosso país a apresentar uma delegação também constituída por dirigentes, treinadores e massagistas, tendo à cabeça a chefe da missão, Salmina Alexandre, da Direcção Nacional dos Desportos. As selecções moçambicanas encontram-se desde ontem hospedadas no Hotel VIP, depois de quatro dias na Escola do Partido, na Matola.

Modalidade por modalidade, o futebol tem como treinador o ex-central “canarinho” Zé Augusto, que também brilhou ao serviço da selecção. A equipa esteve há dias na Alemanha, mais concretamente no Estado da Baviera, para um estágio que incluiu a realização de duas partidas, com vitória por 4-2 sobre a selecção bávara e derrota frente aos Sub-17 do Bayern de Munique por 3-1.

Os jogadores seleccionados são os seguintes: Edson Paulino e Hassane (guarda-redes); Momad Talapa, Francisco Mazamu, Osvaldo Sumbe, Joaquim Victor e Edson Almeida (defesas); Alberto Júnior, Omar Cutana, Dinis Massurua, Henrique Machete, Dércio Matimbe, Jorge Muianga, Ussene Hanane e Dionísio Macoo (médios); Alexandre Guambe, Mateus Salufu, Olices Marcolino e Clésio Buque (avançados).

O basquetebol masculino, que regressa ao convívio lusófono depois de a edição passada ter sido em femininos, tem como treinador da nossa selecção Miguel Guambe e integra os atletas Idelson Bernardo, Helton Ubisse, Yuri Chambal, Hugo Martins, Titos Moiane, Kalus Bunguele, Aylton Gonçalves, Jerónimo Mahumane, Denio Chirindza, Jorge Tomé, France Ngouque e Frenque Cetimane
.

Azarias Samuel é o seleccionador de atletismo, a última modalidade a entrar em prova nos Jogos da CPLP. Rosa Butão, Nicola dos Santos, Gracinda Matuca, Alfatina Cumbe, Flávia Machava e Arneta Buene fazem parte da turma feminina, enquanto Celso Cossa, Creve Machava, Fenias Jorge, Francisco dos Santos, Itai Mune e Albertino Mamba pertencem aos masculinos.

Tendo como palco de jogos a Miramar, o vólei de praia comporta duas duplas, a saber: Vasco/Vanilo e Benilde/Cecília.

O andebol feminino também ressurge na competição e as jogadoras, treinadas por Gustavo Gabriel, são as seguintes: Esménia Manave, Euna Muianga, Maria Bernardo, Yolanda Trica, Sara Ibraimo, Helena Meno, Marta André, Sarifa Javane, Resmelinda Djedje, Elina Matuca, Edna Matendjua, Rabeca Parruque, Amina Canhalica e Ingamo Fare
.

Repartido entre masculinos e femininos, o ténis é constituído por Emílio Ricardo, Frank Funganto e Danúbio Madalena; Kiara Maher, Ilda João e Cláudia Sumaia. O treinador é Alberto Nhancale.

Sem comentários: