segunda-feira, 5 de julho de 2010

TAÇA MOÇAMBIQUE - Adeus Liga Muçulmana!


A LIGA Muçulmana, uma das equipas candidatas à conquista da Taça de Moçambique, foi afastada da prova pelo Costa do Sol, por 0-1, no seu reduto, na partida mais aguardada da terceira eliminatória da fase regional.



A queda dos “muçulmanos” acaba por ser surpreendente visto que vêm atravessando um bom momento, ao contrário dos “canarinhos” que estão em crise, embora já se note estarem em clara ascensão.

O golo da vitória foi apontado por Payó à passagem da meia hora da segunda parte.

O Costa do Sol transitou para a fase nacional onde as equipas das zonas norte, centro e sul já poderão jogar entre si.

O Ferroviário e o Maxaquene também selaram o apuramento para a próxima fase ao vencerem o Incomáti e o Ferroviário de Gaza, por 2-0 e 3-0, respectivamente, e a par do Costa do Sol formam o núcleo favorito a erguer o troféu, após o afastamento da Liga e do Desportivo que havia sido eliminado na eliminatória anterior.

O Vilankulo FC seguiu igualmente em frente ao bater, no seu campo, as Águias Especiais, por 2-0, completando as equipas da zona sul apuradas.

Na zona centro, o Chingale venceu o Papilane da Maforga, por 2-0, enquanto o Sporting da Beira eliminou o Têxtil de Púnguè, por 1-0.

O desafio entre a Liga Muçulmana de Quelimane e Têxtafrica foi decidido nos penaltes, com os “fabris” a saírem vitoriosos.

Na zona norte, os jogos entre o Benfica de Nampula e FC Lichinga e Ferroviários de Pemba e Nampula foram adiados a pedido dos próprios clubes e serão realizados em princípio na próxima quinta-feira.

PETARDO DE PAYÓ

O minuto 67 do embate entre a Liga Muçulmana e Costa do Sol não será esquecido tão cedo pelos adeptos do Costa do Sol. Viveram um momento de alegria, algo raro esta época. O médio Payó foi o responsável por este momento de júbilo, se se atender que foi dos pés dele que saiu aquele “tiro” para o golo que deu vitória à turma “canarinha”. Binó, guarda-redes da Liga, que até essa altura não tinha tido trabalho, não conseguiu suster o remate fulminante de Payó que surge na marcação de um livre directo a cerca de 25 metros da baliza.

O golo dos “canarinhos” acabou sendo um castigo para o futebol apático que a Liga apresentou na segunda parte, após uma primeira parte que esteve por cima dos acontecimentos, período em que dispôs de algumas oportunidades de se adiantar no marcador. Sublinhe-se o remate à meia volta de Maurício aos 40 minutos a que Antoninho parou a dois tempos.

Tudo fazia antever que se iria assistir a um regresso para a segunda parte ainda mais forte, mas foi o Costa do Sol que se agigantou e conseguiu equilibrar o jogo e em contra-ataques rápidos ia explorando a velocidade de Josimar e Ruben, que causavam algum calafrios à defesa contrária.

Em toda a segunda parte, a Liga criou apenas um lance de perigo por intermédio de Evans. Por outro lado, o Costa do Sol tinha em Payó o seu talismã, que em dia inspirado poderia ter ampliado o marcador na marcação outra vez de um livre directo, mas desta feita valeu a atenção de Binó.

Os comandados de Mandigora souberam gerir a vitória e ganharam com toda a justiça, embora os pupilos de Semedo tenham tentado a todo custo chegar ao empate, mas sem sucesso.

Amosse Lázaro, árbitro do encontro, realizou um trabalho excelente.

FICHA TÉCNICA

Árbitro: Amosse Lázaro, auxiliado por Francisco Machel e João Paulo. Quarto árbitro: Arlindo Silvano

Liga Muçulmana: Binó; Narciso, Aguiar, Vling e Silvério; Paito, Micas, Jumisse e Cantona (Nelson); Evans (Tendai) e Maurício (Carlitos).

Costa do Sol: Antoninho; Kito, Manuelito, João Mazive e Nelsinho; Payó, Escuro (Davids), Sanito e Ruben; Josimar e Tó (Diogo).

Disciplina: Cartão amarelo Vling e Silvério (Liga Muçulmana) e Antoninho (Costa do Sol).

Golo: Payó aos 67 minutos.

Ivo Tavares

Sem comentários: