quarta-feira, 21 de julho de 2010

Unidos por uma língua!


Maputo será palco dos Jogos da CPLP.
A cerimónia de abertura terá lugar no dia 29 de Julho, no pavilhão do Maxaquene, com a realização do desfile das delegações participantes do certame.

Maputo será palco, de 29 de Julho a 7 de Agosto, da VII edição dos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), prova que vai movimentar cerca de 700 atletas em representação de Moçambique, Angola, Portugal, Brasil, São Tomé, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Timor Leste será convidado a participar na prova
.

O evento, que se espera uma verdadeira festa, vai movimentar as modalidades de andebol (pavilhão do Desportivo), futebol (campos de Maxaquene e Ferroviário da Baixa), basquetebol (pavilhão do Maxaquene), ténis (“courts” do Jardim Tunduro), vólei de praia (zona da Miramar), voleibol de sala e desporto adaptado (Escola Portuguesa).



O certame vai decorrer sob o lema: “Uma comunidade, uma língua, um mar de culturas”. Segundo Inácio Bernardo, director nacional dos Desportos, isto significa que “tentámos trazer aqui as várias diferenças que existem em termos de culturas e hábitos que estes países de expressão portuguesa têm. Mas, no fundo mesmo, havendo várias diferenças há uma língua que nos une”.

Bernardo lembrou ainda que o evento serve também como factor de promoção de Maputo e, por extensão, Moçambique, como sede dos Jogos Africanos de 2001. “Moçambique vai viver um dos momentos mais altos do desporto no que diz respeito aos jovens de 16 anos e isso é motivo de orgulho para o país inteiro. Vamos tentar proporcionar momentos de lazer aos participantes”, frisou. “Esta demanda”, ajuntou Inácio Bernardo, “acabará beneficiando os diversos segmentos da sociedade, pois vamos promover outras actividades paralelas”. Aliás, nos dias de descanso, os participantes vão visitar alguns locais históricos da capital do país. “Os jovens irão visitar os pontos turísticos, para além de estar prevista a sua participação em eventos culturais”.

Intercâmbio
O evento vai movimentar 1000 pessoas, entre atletas, oficiais, dirigentes, membros da organização e secretariado.

A partir do dia 22, começam a desembarcar, no país, as delegações participantes, sendo que o dia 28 será dia da chegada de maior número de países.

As delegações participantes estarão hospedadas na zona da baixa. Aliás, é nesta zona onde vão decorrer os jogos. Segundo os organizadores, os VII Jogos da CPLP poderão ser dos melhores da história.

A Direcção Nacional de Desportos apresentou já o programa das respectivas cerimónias de abertura e encerramento, bem como a calendarização, ao Conselho de Ministros. Nesta programação, há que destacar o início, esta semana, do funcionamento a tempo inteiro do secretariados dos jogos.

Outro dos aspectos é que já iniciou o processo de entrega de equipamentos com as tradicionais cores nacionais pelos fornecedores.

As selecções estão em diferentes estágios de preparação, sendo que o futebol está na Alemanha, a participar num torneio, enquanto o basquetebol está a competir num escalão superior para conferir rodagem.

O atletismo, esse, já tomou parte em provas regionais. As restantes modalidades também estão em ciclos preparatórios bem avançados, com a particularidade de a integração de atletas oriundos das outras províncias do país já ter sido feita com êxito, quer a nível desportivo, quer académico.

No tocante aos locais de acolhimento, está-se na fase terminal das pinturas, pois os trabalhos de melhoramento são mais para criação de comodidade, melhoria de apresentação, uma vez que todos os locais são de boa praticabilidade.

Tudo isso porque, apesar de ser um escalão de formação, as exigências são extremas tal como a nível da alta competição.

Sem comentários: