segunda-feira, 19 de julho de 2010

MOÇAMBOLA-2010 - Costa do Sol, 4-HCB, 0: HCB sem energia


À PARTIDA esperava-se por um jogo difícil para os “canarinhos”, apesar do seu bom momento de forma, após a entrada de David Mandigora, que revolucionou por completo a equipa. A HCB de Songo não conseguiu colocar em campo argumentos que pudessem contrariar a estrutura demolidora que o adversário apresentou logo no pontapé de saída.



Isso foi evidente no primeiro ataque digno de realce protagonizado pelos “canarinhos”, com Josimar a iniciar uma jogada e ver um brinde da defesa, tendo a bola escapado para o seu pé esquerdo, responsável por inaugurar o marcador, aos três minutos. Antes de o esférico transpor a linha final, ainda tocou na base do poste da baliza de Chico.

Quando a formação do Songo procurava despertar do susto, o Costa do Sol aumentou o caudal ofensivo, e Calima escorregou a 30 metros da sua baliza, colocando a mão à bola. Num livre bem estudado, Payó atrasou para David se aproveitar da inoperância da barreira para fazer o 2-0, quando decorria o sexto minuto.

O jogo esmoreceu porque o Costa do Sol abrandou o seu ritmo e a HCB não encontrou antídoto para contrariar o que estava a acontecer naquele piso sintético. Os pupilos de Mussá Osman não conseguiram engendrar uma única jogada de perigo que merecesse a redução no resultado e, como corolário, os donos da casa acreditaram que podiam acelerar ainda mais.

Perto do minuto 38, Gomes, Josimar e Nelsinho fizeram uma triangulação que resultou no toque de David, em habilidade, para o terceiro golo. A partir daí, foram dissipadas as dúvidas de quem seria o vencedor.

A HCB entrou na segunda parte algo diminuída em termos anímicos e permitiu que o seu oponente continuasse a mandar no jogo, e não espantou a ninguém que, com a manutenção do volume de jogo do Costa do Sol surgisse o quarto golo. Estavam decorridos 56 minutos quando, uma vez mais, o avançado zimbabweano David agradeceu uma oferta da defesa contrária e marcou o quarto golo para a sua equipa e terceiro para a sua conta pessoal.

Sem arte nem engenho, a HCB foi aceitando a sua inferioridade diante de um Costa do Sol que mostra estar disposto a fazer uma extraordinária recuperação na segunda volta do campeonato.

A arbitragem de Bernardino dos Santos não sofre qualquer reparo. Nota positiva.

FICHA TÉCNICA


Árbitro: Bernardino dos Santos, auxiliado por Luís Fortunato e Daniel Calavete. Quarto árbitro: Arlindo Silvano;

COSTA DO SOL – Antoninho; João Mazive, Manuelito, Kito e Nelsinho; Samito, Payó, Escuro e Josimar (Diogo); Gomes (Marrufo) e David (Ruben);

HCB – Chico; Danito Nhampossa (Victor), Elísio, Mucuapene e Calima; Maninho (Danga), Ngoni, Marlon e Henry (Zuma); Gito e Mavó;

Acção disciplinar: cartão amarelo para Calima.

Joca Estêvão

Sem comentários: