segunda-feira, 12 de julho de 2010

Moçambique nos Jogos Africanos da Juventude


TRÊS atletas das modalidades de atletismo, natação e judo bme como os respectivos técnicos seguiram viagem ontem com destino à cidade de Rabat, em Marrocos, que de amanhã até domingo vai acolher a primeira edição dos Jogos Africanos da Juventude, que surgem para proporcionar aos atletas do continente a preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude. Trata-se de Sílvia Panguana, Jéssica Stagno e Evaristo Abreu, que se despediram sexta-feira no Comité Olímpico de Moçambique, perante o seu presidente, Marcelino Macome.



Estes jogos têm como principal objectivo a amizade e fraternidade entre os atletas em preparação dos Jogos Olímpicos da Juventude a realizarem-se em Singapura em Agosto. O Comité Olímpico Internacional achou por bem que, antes se irmos à competição olímpica tínhamos que passar por uma prova continental, daí que a vossa missão, nestes Jogos, deve ser a melhoria das vossas marcas”, disse Macome.

Segundo ele, há uma orientação do Governo de que o país deve sair desta situação em que não tem atletas com mínimos olímpicos, atendendo que Moçambique participa nestes Jogos da Juventude no âmbito da Solidariedade Olímpica, que defende a representatividade de todos os países.

Já tivemos bons atletas e não se justifica que continuemos a depender da Solidariedade Olímpica”, frisou, apontando implicitamente o facto de, depois de Lurdes Mutola, o país apenas ter conseguido apurar um atleta (Kurt Couto) com mínimos para os Jogos Olímpicos.

Macome disse ainda que os Jogos da Juventude marcam também a preparação para os Jogos da Commonwealth, que também se realizam este ano.

Sem comentários: