quinta-feira, 9 de julho de 2009

Moçambique vai a Lisboa com 55 atletas

II Jogos da Lusofonia 2009: Delegação moçambicana deixou hoje Maputo

Imagem Corporativa dos 2º.s Jogos da Lusofonia
Unidos pelo desporto e pela língua portuguesa que abarca cerca de 260 milhões de falantes, 12 países disputam de 11 a 19 de Julho a segunda edição dos Jogos da Lu­sofonia, cuja sede será a capital portuguesa, Lisboa.

Moçambi­que, Angola, Brasil, Cabo Ver­de, Guiné-Bissau, Guiné Equa­torial, Índia, Macau, Portugal, São Tomé e Príncipe, Sirilanka e Timor Leste, são os países que competirão em nove modalida­des desportivas, nomeadamente: atletismo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judo, taekwon­do, hóquei em campo e ténis de mesa.

Dos mais de 1000 atletas e trei­nadores esperados nesta com­petição, Moçambique far-se-à representar por 55 atletas e 10 treinadores, sendo esta a maior delegação desportiva que repre­senta o país além fronteiras, nos últimos anos. A comitiva moçam­bicana deixa esta manhã Maputo com destino a Lisboa onde, du­rante dois dias, vai aclimatizar-se antes do arranque da prova.

Basquetebol principal destaque

O CONCEITUADO técnico de basquetebol Nazir Salé, da formação sénior feminina do Desportivo, actual campeã de África de clubes
A delegação moçambicana que vai participar nos II Jogos da Lusofonia é composta por atletas de cinco modalidades, designa­damente, atletismo, basquetebol, voleibol de praia, futebol, judo e taekwondo, e o principal desta­que vai para a “bola ao cesto”, que se faz representar por duas selecções: seniores feminina e masculina. A equipa feminina, orientada por Nazir Salé, procu­rará revalidar o título conquis­tado em Macau, em 2006 (vide artigo abaixo).
Kurt Couto no pódio (ARTUR FERREIRA)
Especial atenção também será depositada na prestação do atle­tismo que se faz representar por Kurt Couto (400 metros barrei­ras que leva para prova o tempo de 49.12 segundos) e Leonor Piúza (800 metros com o tempo de 2:00:96 minutos), sendo que esta última conquistou a meda­lha de ouro na primeira edição da prova. Quanto ao futebol, referir que os Mambinhas tentarão dar o seu melhor perante adversários de peso como Brasil, Portugal e Angola. A equipa orientada por Amad Chababe contará com o apoio técnico do seleccionador nacional principal, Mart Nooij, que sairá directamente da Ho­landa para Portugal para se jun­tar ao restante da comitiva

Sem comentários: