quinta-feira, 9 de julho de 2009

Primeiro treino dos Mambas marcado por 11 ausências

12 dos 23 pré-convocados não se fizeram presentes

Selecção Nacinal de Futebol Mambas

esta quarta-feira no relvado dos “canarinhos”. Trata-se de jogadores do Costa do Sol e da Liga Muçulmana

Foi um regresso atribula­do ao trabalho o que a selecção nacional de fu­tebol, os Mambas, teve ontem, naquele que foi o primeiro de três treinos da equipa de todos nós, tendo em vista aos com­promissos que se avizinham, nomeadamente, os amigáveis com o Zimbabwe ou Namíbia, os jogos da COSAFA e das qua­lificações para o CAN-Interno e CAN de Angola e Mundial da África do Sul.

O dia não correu como o previsto por uma razão sim­ples: as equipas do Costa do Sol e da Liga Muçulmana pura e simplesmente furtaram-se de dispensar as suas “estrelas”, por alegadamente terem só na última segunda-feira regressa­do das deslocações que efectu­aram no fim-de-semana fora de Maputo (Chimoio e Tete, respectivamente), no cumpri­mento da 14ª jornada do Mo­çambola-2009.

Contactada, a Federação Mo­çambicana de Futebol, FMF, confirmou tal versão dos factos. No entanto, são justificações que não convencem Miguel Chau, o único elemento do colegial técnico dos Mambas presente na sessão de ontem, já que Amad Chababe e Mart No­oij estão a caminho de Portugal com os sub-20.

“Quero pensar que esta é mais uma atitude de protecção aos jogadores pelos clubes, do que uma justificação plausível”, começou por dizer Chau, para depois acrescentar que “alguns jogadores aqui presentes estive­ram ao serviço dos respectivos clubes, muito mais longe de Maputo (referindo-se aos do Desportivo que jogaram em Lichinga), mas não apresenta­ram dificuldades em dispor os seus jogadores à selecção nacio­nal”.

Miguel Chau deixou pre­ver qualquer tipo de sanção a estes dois clubes, mas avançou que tal seria objecto de abor­dagem quer por parte da equi­pa técnica, quanto da própria FMF. Adiante, o seleccionador nacional-adjunto disse que os treinos às terças-feiras são para prosseguir, até porque há com­promissos por cumprir lá mais para frente, tais são os casos dos jogos da COSAFA, CAN-In­terno, só para citar alguns.

Objectivos continuam os mesmos

MIGUEL Chau, técnico-adjunto dos **“Mambas”**
Apesar de o dia ter sido mar­cado por ausências, o que de alguma forma beliscou o curso normal do planeado, os objec­tivos últimos dos Mambas con­tinuam os de sempre, tal como referiu nas entrelinhas Miguel Chau.

“Nós temos vindo a dizer e voltamos a reiterar que tudo o que projectamos continua na ordem do dia. O desaire em Nai­rob, serviu de lição para nós. Os próximos compromissos de­vem servir de curativo para as feridas. Pretendemos pontuar o máximo em casa, de modo a conseguirmos a qualificação para o CAN de Angola.

Comprometido treino da próxima semana

A segunda sessão de treinos da selecção nacional de futebol de Mocambique, marcada para a próxima semana, corre risco de se não realizar. É que com a realização do jogo entre a Liga Muçulmana de Maputo e o Ferroviário, também da capi­tal do país, a contar para a Taça de Moçambique, fase zonal, a equipa técnica ver-se-à na im­possibilidade de contar com jogadores destas duas equipas (nove dos “locomotivas” e qua­tro dos “muçulmanos”), deven­do a equipa técnica contar com menos da metade dos convoca­dos das equipas que militam no Moçambola

Jerry quer ser “Mamba”

Torneio da COSAFA : Sub-20 a caminho da RAS(C.Bila)

Jerry, avançado do Ferroviário de Maputo, melhor marcador do Moçambola-2009, foi a grande novidade. O jogador, que já representou as se­lecções de sub-17 e sub-20, viu agora reconhecida a sua qualidade e ascensão. Miguel Chau não poupou elogios ao “locomotiva”, tendo negado que a sua chamada teria sido fruto da pressão da imprensa.

O jogador, por seu turno, mostrou-se satisfeito por ter sido con­vocado e disse que se sentia em casa, “até porque a maioria dos jogadores aqui presentes são do Ferroviário. É bom estar aqui, vou dar o meu máximo para justificar a minha chamada”, concluiu.

Sem comentários: