quarta-feira, 1 de julho de 2009

“Mundial” de Futebol de Praia em Dubai: Selecção nacional disputa qualificação em Durban

A SELECÇÃO Nacional de futebol de praia seguiu ontem para a cidade sul-africana de Durban, onde de hoje a domingo próximo vai disputar a qualificação africana para o Campeonato do Mundo da modalidade, que se realizará em Dezembro próximo, em Dubai.

O combinado moçambicano é composto por 10 atletas e está integrado no Grupo “B” com o campeão em título Senegal, cabeça de série, e a Líbia, facto que por si torna escassas as possibilidades de transitar para a fase final, para a qual terão acesso os primeiros classificados dos três grupos envolvidos e o respectivo melhor segundo classificado.

A equipa nacional estreia-se diante da Líbia na segunda jornada, quinta-feira, defrontando no dia seguinte o Senegal. que parte para a defesa do título, tendo, “a priori”, como forte oponente a Nigéria, que lidera a série “C”. Neste grupo estão igualmente as selecções do Egipto e das Maurícias. A outra série, a “B”, é constituída pelos conjuntos da África do Sul, cabeça de série, Costa do Marfim e Marrocos.

O técnico da Selecção Nacional, Pascoal Loforte, admitiu que a equipa não é favorita à qualificação, mas considera que a experiência anterior será válida, atendendo que Moçambique conseguiu arrancar uma vitória diante da anfitriã África do Sul (5-4), na última edição, numa série em que esteve Senegal e Egipto, depois de uma participação sem honra na sua primeira aparição neste evento.

Aliás, uma das razões que inspira Loforte é o facto de a equipa ter iniciado atempadamente a preparação. A selecção treina desde Maio último, com sessões alternadas no Repinga e Praia da Costa do Sol, para o apuramento da capacidade física, que durou sensivelmente um mês. Desde o início deste mês que o grupo de trabalho tem concentrado os seus trabalhos no campo de futebol de praia nas instalações do Costa do Sol para o aperfeiçoamento tecnico-táctico.

De salientar que as meias-finais realizam-se sábado e a final domingo. Qualificam-se para o “Mundial” o vencedor e o finalista vencido.

Sem comentários: