quarta-feira, 1 de julho de 2009

FUTSAL-“GRAND PRIX” - Não resistimos à classe brasileira

JÁ se sabia que frente ao Brasil, a Selecção Nacional de Futsal não teria muitas chances de alcançar pelo menos um empate dado o poderio da equipa sul-americana.

Brasileiro ensaia um remate perante a oposição de Pai
E foi realmente o que se assistiu, os brasileiros, sempre na mó de cima, venceram sem dificuldades por 10-2, em desafio da segunda jornada do Grupo A do Torneio “Grand Prix”. Ao intervalo, Moçambique perdia por 0-5. Os golos da turma nacional foram apontados por Dino e Mamba, enquanto para o Brasil marcaram Ciço (2), Lukaian (2), Gabriel, Vinícius, Betão, Valdin, Wilde e Carlinhos. O craque da equipa, Falcão, e o guarda-redes, Tiago, foram poupados.

Mas no final do jogo, conforme reza a crónica do “Globo Esporte”, os moçambicanos festejaram já que conseguiram reduzir a margem de derrota, visto que na última edição o “desaire” tinha sido de 2-12. Era importante que o combinado nacional não perdesse por uma diferença de muitos golos, por forma a ter mais chances de superar a República Checa quando se for a apurar o segundo classificado, uma vez que o Brasil tem “a priori” garantido o primeiro lugar. A luta pelo segundo lugar, que também dá acesso aos quartos-de-final, será entre moçambicanos e checos.

Neste momento, a República Checa ocupa a segunda posição com quatro pontos, fruto do empate na estreia frente a Moçambique (5-5) e da vitória, na segunda jornada, diante do Peru (7-3). Assim sendo, a equipa nacional, que está na terceira posição com um ponto, terá que vencer o Peru, na última jornada, por uma margem de golos superior à República Checa. Terá ainda que esperar que os brasileiros goleiem os checos por uma diferença maior do que a alcançada frente a Moçambique.

A habitual e inevitável máquina de calcular voltará a estar nas mãos dos moçambicanos, pois as contas de apuramento para os “quartos” estão complicadas.

Angola, por sua vez, empatou com a Hungria, a um golo, e relançou-se na corrida pelos quartos-de-final depois de na primeira jornada ter perdido com o Paraguai, por 2-3. Angola está no Grupo C e ocupa a última posição com um ponto. Os angolanos terão que vencer a Guatemala e esperar que a Hungria vença o Paraguai. Os húngaros lideram com quatro pontos.

No Grupo B, o Irão está praticamente apurado para as meias-finais após bater a Roménia por 5-2. Os iranianos têm seis pontos, mais três que a Roménia e a Costa Rica, tendo esta última vencido o Uruguai por 2-1.

Por último, Argentina lidera o Grupo D com seis pontos. Os argentinos são a única equipa no seu grupo que somam por vitórias os dois jogos realizados e na segunda jornada ganharam o Equador por 3-2.

Ucrânia, que noutro embate empatou com a Venezuela a duas bolas, ocupa o segundo lugar com quatro pontos.

Sem comentários: