quarta-feira, 1 de julho de 2009

“NACIONAL” DE XADREZ DA LIGA A - Mateus Viageiro novo campeão

O XADREZISTA Mateus Viageiro conquistou o Campeonato Nacional da Liga A de seniores masculinos, que terminou domingo último na cidade de Nampula e que envolveu os 10 melhores atletas do país. A prova vinha decorrendo desde a passada quarta-feira

Mateus Viageiro evidenciou-se no desfecho de nove jornadas referentes à segunda volta da competição, das quais quedou-se apenas em uma frente a Donaldo Paiva.

Valeram-lhe os 6,5 conseguidos na primeira volta, que lhe asseguraram a vantagem de um ponto e meio sobre Wilton Calicoca, que ficou em segundo lugar na classificação final. Calicoca foi a sensação desta edição, tendo surpreendido a todos, sobretudo aos que se vem batendo pelo pódio nos últimos tempos, casos de Miguel Maconi, que partilhou a liderança da primeira volta com Mateus Viageiro. A seguir aos dois, Wilton Calicoca esteve colado a Milton Botão, ambos com 5,5 pontos, facto que por si espelhou quão renhido seria o campeonato.

Aliás, a derradeira fase veio provar isso, com Wilton Calicoca e Donaldo Paiva a ficarem respectivamente a meio e um ponto do alcance de Mateus Viageiro. Porém, Paiva não pôde estar entre os lugares cimeiros dada a fraca pontuação conseguida na primeira volta. Foi relegado à quarta posição, atrás de Miguel Maconi. A mesma situação ocorreu a Milton Botão que, por seu turno, foi um dos mais frágeis da segunda volta.

De salientar que, com este feito, Viageiro retirou o título ao mestre nacional Ivan Andrade, que se afastou das competições oficiais no ano passado para atender aos compromissos académicos. Viageiro foi, na edição anterior a esta, terceiro classificado, atrás de Miguel Maconi.

Segundo o regulamento da prova, os últimos quatro classificados da prova finda descem para a Liga B, que serve de acesso à Liga A. Competem na Liga B os mais destacados dos campeonatos regionais.

Sem comentários: