segunda-feira, 2 de agosto de 2010

JOGOS DA CPLP - Portugal acolhe edição de 2012


OS Jogos Desportivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa regressam ao local que viu nascer este evento juvenil. Trata-se de Portugal, que em 2012 irá acolher a oitava edição, segundo deliberação tomada ontem no decorrer da Terceira Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP.



Em princípio, S. Tomé e Príncipe era quem devia organizar a competição daqui a dois anos, só que, devido à falta de condições para o efeito, de acordo com a declaração do seu representante no encontro, Portugal, através do seu Secretário de Estado da Juventude e Desportos, Laurentino Dias, prontificou-se a acolher o evento, facto imediata e unanimemente aceite pelos restantes países
.

Dirigida pelo presidente da conferência, o ministro angolano da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, a reunião remeteu para um estudo mais aprofundado a proposta brasileira para a alteração da faixa etária deste certame dos 16 para os 17 anos, assim como recomendou para uma análise por cada Estado-membro a relação entre os Jogos da CPLP e os Jogos da Lusofonia, os primeiros sob responsabilidade dos Governos e os segundos da alçada dos Comités Olímpicos Nacionais.

No final do encontro, Brasil assumiu a presidência da conferência, tendo Cabo Verde ficado com a vice-presidência. Em relação à próxima reunião, o seu palco será Luanda, em Junho de 2011, na mesma altura em que se realizará a II Mostra de Jovens Criadores da comunidade
.

De referir que a Terceira Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP foi aberta pelo Primeiro-Ministro, Aires Ali, e contou com a participação dos ministros de Moçambique e de Angola, Pedrito Caetano e Gonçalves Muandumba, respectivamente, secretários de Estado da Guiné-Bissau, Fernando Saldanha, e de Portugal, Laurentino Dias, assim como representantes do Brasil, Guiné-Bissau, S. Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Sem comentários: