sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Campeonato do Mundo de Natação em Durban: Chakyl Camal quebra recorde absoluto de 1993

Chakyl Camal quebra recorde absoluto de 1993
CONFIRMANDO o seu actual bom momento de forma, o nadador moçambicano Chakyl Camal, do Desportivo de Maputodo Desportivo de Maputo, que participou pela primeira vez nos Jogos Olímpicos, em Beijing, estabeleceu dois novos recordes nacionais absolutos em piscina de 25m com 23.79s, nos 50 metros livres, e 53.72s, nos 100 metros livres, respectivamente, durante a sua participação no Campeonato do Mundo, que decorreu no pretérito fim-de-semana na cidade de Durban, na África do Sul.

O Mundial de natação contou com a presença de nadadores de 16 países, muitos deles de craveira internacional, como é o caso do tunisino Oussama Mellouli, que conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Beijing.

De salientar que o novo recorde nacional absoluto alcançado por Chakyl Camal nos 50 metros livres, cumprindo um objectivo pessoal de longa data, vem superar o de José Mossiane, obtido em 1993, enquanto o novo recorde, nos 100 metros livres, supera a anterior marca de Leonel Matonse, evidenciando o talento, trabalho e desempenho que tem vindo a desenvolver nos últimos anos, afirmando-se assim como promessa da natação.

Este desempenho vem recompensar, sem dúvida, o investimento individual feito nos últimos três anos, em que permaneceu no Centro de Alto Rendimento, em Pretória, na África do Sul.

Nesta competição também marcou presença atleta moçambicana Mónica Bernardo, do Golfinhos, do Golfinhos de Maputo, que frequenta o mesmo centro em Pretória, cujo desempenho deve ser realçado. Obteve 28.81 segundos, nos 50 metros livres, e 01:08.60 minuto, nos 100 metros mariposa, que corresponde igualmente ao recorde nacional absoluto.

Sem comentários: