quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Hóquei em patins:Prepara-se Torneio Fernando Adrião

Prepara-se Torneio Fernando Adrião
FERNANDO Adrião é o nome do torneio internacional que, em princípio, na próxima semana deverá fazer vibrar os corações de centenas de adeptos de hóquei em patins espalhados pela capital do país.

Perspectiva-se o reviver dos grandes momentos de hóquei, que na decáda oitenta colocaram a modalidade na ribalta com a vinda a Maputo de grandes equipas portuguesas, nomeadamente o Benfica e Sporting, e ainda as selecções de Portugal e Itália, aquando da preparação da Selecção Nacional para o “Mundial” no México em 1986.

Maputo, Quarta-Feira, 29 de Outubro de 2008:: Notícias

Para o torneio em alusão, que levará o nome do melhor jogador de todos os tempos, Fernando Adrião, cinco vezes campeão do mundo e quatro da Europa, entre outros títulos, espera-se a participação de seis selecções, nomeadamente Moçambique, Angola, Estados Unidos, Austrália, África do Sul e Colômbia, sendo que esta última é a única que confirmou a sua presença.

Os restantes países poderão confirmar ainda esta semana o convite formulado pela Federação Moçambicana de Patinagem (FMP), até porque Nicolau Manjate, recentemente eleito vice-presidente para relaçòes públicas e porta-voz da FMP, viajou ontem para África do Sul, onde voltará a repisar o desejo de ver as referidas selecções tomarem parte na prestigiosa prova. Sublinhe-se que esta semana arrancou o “Mundial” do Grupo “B”, em Joanesburgo, África do Sul, onde à excepção de Moçambique e Angola (no Grupo “A”) estarão presentes as outras selecções, pelo que esta é uma boa oportunidade para a cidade de Maputo voltar a albergar uma competição internacional.

PAVILHÀO DO ESTRELA EM REABILITAÇÃO

No sentido de garantir uma prova sem sobressaltos, o Comité Organizador da Prova, que tem como chefe, Abel Guita, afiançou que ainda esta semana o pavilhão do Estrela Vermelha será alvo de obras de reabilitação do parquet, que segundo o dirigente, necessita de alguns retoques.

“Ainda esta semana os técnicos estarão a fazer algumas obras de renovação do parquet nas áreas mais critícas. Este é um pavilhão que não é necessário aprimorar muito, visto que as tabelas e o tecto, algo que nos preocupava, está em boas condições”, disse.

No que diz respeito ao alojamento, Guita referiu que os contactos com algumas unidades hoteleiras já se iniciaram, devendo esta situação ficar resolvida no decorrer desta semana.

Com todos os condimentos a serem trabalhados ao pormenor, Guita mostrou-se muito animado e confiante no seucesso do torneio, que de acordo com ele, servirá para testar o poder organziativo do país, que recentemente foi o escolhido para acolher o “Mundial” do Grupo “A” em 2011, bem como de preparação da Selecção Nacional para o Campeonato do Mundo, que se realizará na Espanha. Aliás, os trabalhos de preparação da selecção iniciaram-se na semana passada, e da melhor maneira, já que conquistaram o Torneio de Pretória.

LISTA DOS CONVOCADOS

DESPORTIVO - Arnaldo Queiroz, Bruno Pimentel, David Pimentel, Nuno Tavares, Bernardino Bettencourt, Wilson Sigalette e Nelson Costa

FERROVIÁRIO - Hélio Canda, Spiros Esculudes, Ivan Esculudes, Nelson Miquessene, Dário Mascarenhas, Ilidio Canda e Hélder Costa

ESTRELA - Nuno Canaveira e Hélder Mateus

DO ESTRANGEIRO (PORTUGAL): Nuno Adrião, Paulo Pereira, Júlio Soares e Bruno Adrião

Sem comentários: