terça-feira, 14 de outubro de 2008

CAN e Mundial de 2010: FIFA confirma qualificação dos “Mambas”

MOÇAMBIQUE está na terceira fase de qualificação para o CAN e Mundial de 2010, conforme ratificou ontem a FIFA.

Selecção Nacional de Futebol
As 12 selecções vencedoras dos respectivos grupos transitaram automaticamente para a última etapa. A estes juntaram-se os oito segundos melhor classificados, de que o nosso país faz parte.

Para determinar os oito segundos melhores classificados foram obedecidos os seguintes critérios: número de pontos, diferença de golos, golos marcados, prevalecendo os marcados fora de casa.

Recorde-se que a suspensão da Etiópia e o abandono da Eritreia deixaram os grupos 8 e 11 com três participantes. Por isso, a FIFA decidiu não contabilizar os resultados dos segundos contra os últimos dos grupos, uma vez concluída a segunda fase.

Assim sendo, Ruanda (Grupo 8), com 9 pontos, Tunísia 7 (Grupo 9), Quénia 7 (Grupo 2), Togo 6 (Grupo 11), Gabão 6 (Grupo 5), Sudão 6 (Grupo 10), Malawi 6 (Grupo 12), e Moçambique 5 (Grupo 7) foram os oito melhores segundos classificados.

A Gâmbia, que também somou cinco pontos, ficou em desvantagem em relação a Moçambique no saldo de golos. O nosso país conta com dois golos positivos, enquanto a Gâmbia com um nulo.

A fase que se segue será crucial, pois as 20 selecções serão distribuídas por quatro grupos de cinco cada. Os primeiros classificados apuram-se automaticamente para o Mundial e CAN, enquanto os segundos e terceiros classificados qualificam-se apenas para o CAN.

Sem comentários: