quarta-feira, 15 de outubro de 2008

MOÇAMBOLA-2008 - Luta entre vizinhos no centro das atenções

TARDE efervescente e entre vizinhos! O Maxaquene e o Desportivo voltam a cruzar-se às 15.00 horas de hoje, no campo do Costa do Sol, no “derby” da 22ª jornada do Moçambola-2008, que movimentará três jogos no sul (Maputo), dois no centro (Beira e Chimoio) e igual número no norte (Nampula e Lichinga).

Os jogos entre os grandes do Moçambola sucedem-se
Ambos a atravessar uma época menos brilhante, os “tricolores” e “alvi-negros” vão para este encontro com o mesmo objectivo, nomeadamente distanciar-se cada vez mais da zona de risco.

A importância deste jogo reside neste aspecto, pois tanto o Maxaquene como o Desportivo ainda se encontram numa situação menos confortável. Aliás, face a sua má prestação esta época, as duas formações submeteram-se à condição de equipas que lutam pela manutenção, razão pela qual a briga pelos três pontos será bastante renhida.

Os “tricolores” partem para este embate com uma ligeira vantagem sobre os “alvi-negros”, que estão no seu encalço. Somam 27 pontos, mais dois que aqueles, estando neste momento três degraus acima da linha de água.

imagem corporativa do moçambola
LÍDER SOSSEGADO

O Ferroviário de Maputo, actual líder do Moçambola, é a equipa que se sente mais sossegada entre os candidatos ao título, pois recebe o Estrela Vermelha também da capital do país que, pelas contas, só um milagre poderá salvá-lo da despromoção. Os “locomotivas” têm ainda o privilégio de jogar em casa.

Apesar de também ser anfitrião, o Atlético Muçulmano, no encalço do comandante, não goza de maior tranquilidade, pois o seu adversário é o Chingale, uma equipa muito resistente e destemida. Terá de se precaver ao máximo, para evitar surpresas.

Mas está consciente de que não pode vacilar, sob o risco de perder espaço na corrida ao título.

O Costa do Sol não tem razões para se queixar, apesar de jogar fora de portas, pois o seu adversário é o “lanterna vermelha”, Benfica de Macúti. Os “canarinhos” têm na mente de que qualquer fatalidade pode complicar o seu avanço na luta pela defesa do título.

Quem está mais preocupado é a Liga Muçulmana, pois desloca-se para o difícil reduto do FC Lichinga. Trata-se de um jogo que pode comprometer as aspirações da equipa muçulmana, que se viu desalojada do precioso segundo lugar para o quarto, com a derrota na derradeira ronda frente ao rival Atlético.

Enquanto isso, o Textáfrica tem em casa uma missão espinhosa diante do Ferroviário da Beira, o qual deve imperiosamente vencer para poder sonhar com a manutenção. Os “fabris”, debaixo da linha de água, contam com os mesmos pontos do Ferroviário de Pemba. Os “locomotivas” de Pemba, sobre a linha da água, têm igualmente a dura batalha perante o Ferroviário de Nampula e um deslize pode precipitar-lhes, sobretudo se o Textáfrica conseguir melhor resultado frente ao Ferroviário da Beira.

CALENDÁRIO DE JOGOS


HOJE

Campo do Costa do Sol

15.00 h – Maxaquene-Desportivo

Estádio da Machava

15.00 h – Fer. de Maputo-E. Vermelha

Campo do Atlético Muçulmano

15.00 h – Atlético-Chingale

Campo Municipal de Lichinga

15.00 h – FC Lichinga-Liga Muçulmana

Campo da Soalpo

15.00 h – Textáfrica-Fer. da Beira

Estádio 25 de Junho – Nampula

15.00 h – Fer. de Pemba-Fer. de Nampula

Campo do Ferroviário da Manga

15.00 h – Benfica de Macúti-Costa do Sol

Sem comentários: