segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CAN e Mundial-2010: “Mambas” na fase crucial de qualificação - mas falta ainda a confirmação oficial da FIFA

OS “Mambas” qualificaram-se para a fase crucial do CAN e Mundial-2010 ao classificarem-se entre os oito melhores segundos posionados dos 12 grupos nas contas que a FIFA vai ter que divulgar oficialmente nas próximas horas.


Selecção Nacional de Futebol
A selecção moçambicana, que sábado venceu em Gaberone, o Botswana, por 1-0, tinha que esperar pelas contas finais para saber sobre o seu destino. E na noite de ontem, depois da vitória de Angola sobre o Níger, acabou mesmo por se confirmar a presença de Moçambique na última fase de qualificação tanto para o CAN como para o Mundial de 2010.

Os “Mambas”, no desempate com a Gâmbia, do Grupo 6, acabaram por levar a melhor. Ora vejamos: segundo a FIFA, os resultados sobre os últimos classificados não contam e consequentemente os golos marcados também não contam.

Moçambique contra o Botswana marcou dois e sofreu igual número, o que significa que retirados esses golos fica com o saldo nulo. Mas, mesmo assim continua com cinco marcados e três sofridos no final desta fase, no grupo.

A Gâmbia, por seu turno, bateu a Libéria, no agregado dos dois jogos, por 5-2. Subtraídos estes golos, no total dos seis marcados e três sofridos apenas fica com um marcado e um sofrido. Pelo que isto beneficia a Moçambique, que se apura para a terceira e última etapa de qualificação.

Quase que se segue, as 20 selecções apuradas serão distribuídas (sorteadas) em cinco grupos de quatro cada. Os primeiros classificados apuram-se para o “Mundial” e CAN, enquanto os segundos e terceiros estarão apenas no CAN.

Sem comentários: