terça-feira, 14 de outubro de 2008

Qualificação para CAN e Mundial de 2010 - África Austral: Da queda dos favoritos à ascensão do duo inesperado

CONTRA todas as expectativas, a África Austral não contará com as selecções de Angola e África do Sul na terceira fase das eliminatórias para o Campeonato do Mundo e Africano.

mambas
Ambas equipas têm nos últimos anos dominado o futebol a nível da África Austral, reflexo são as presenças assíduas nas fases finais do Campeonato Africano.

Pode-se dizer que a Copa do Mundo não é algo estranho para os sul-africanos e angolanos, já que, por uma vez, lá estiveram, em 1998 e 2006, respectivamente. O certo, porém, é que não veremos as equipas da África do Sul e Angola na terceira ronda, a segunda da fase de grupos.

Facto curioso é que mesmo eliminadas, a África do Sul e Angola têm já carimbado o passaporte para os Campeonatos do Mundo e de África, respectivamente, por serem os anfitriões.

Mas a queda destes dois “colossos” da região sul de África significou a ascensão de Moçambique e Malawi, equipas “a priori” relegadas para o segundo plano quando se fala de candidatas a transitarem para a fase derradeira.

O mesmo já não se pode dizer em relação a Zâmbia, que acabou confirmando naturalmente o que já se previa, a qualificação para a segunda fase de grupos. Os zambianos, os mais fortes representantes da região, não costumam falhar as fases finais da Copa Africana das Nações.

Sem comentários: