sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Prestação da Selecção Nacional de Hóquei na RAS: Bom ensaio para “Fernando Adrião”

AS excelentes prestações da Selecção Nacional de Hóquei em Patins no Torneio de Pretória, que serviu de preparação da África do Sul para o “Mundial” do Grupo B, deixaram muitas boas indicações para o Troféu Fernando Adrião, programado para a cidade de Maputo no próximo mês.


MUNDIAL DE HÓQUEI EM PATINS, MONTREUX-2007: Moçambique firme no Grupo “A”
A equipa nacional, mesmo desprovida de algumas da suas principais pedras, casos de Bruno Pimentel e do trio que actua em Portugal, nomeadamente Paulo Pereira, Bruno Adrião e Nuno Adrião, demonstrou muita qualidade, com a prata da casa a brilhar e a mostrar que pode causar muito furor em próximas ocasiões.

Veio à ribalta um novo grupo, uma equipa que até então não tinha tido a oportunidade de actuar junta, mas que deixou reflectido um entrosamento invejável. Arnaldo Queiroz foi dono e senhor da baliza, Kiko e Siga na defesa foram imperiais tanto a defender como a atacar. Siga revelou mesmo a sua veia goleadora ao marcar quatro dos sete golos com que a Selecção Nacional venceu, na final, a África do Sul (7-6).

Na frente, Maninho e Mafamba foram verdadeiras setas apontadas à baliza contrária. Deram muito trabalho à defesa sul-africana. Maninho com jogadas de excelente requinte técnico, fez lembrar nalgumas vezes o irmão Senito, um dos melhores jogadores de sempre na história do hóquei em patins em Moçambique.

Em suma, um quinteto que no torneio em homenagem a Fernando Adrião, considerado por muitos o melhor jogador de todos os tempos a nível mundial, poderá afirmar ainda mais as suas potencialidades, que parecem não enganar.

Nota ainda para as estreias na Selecção Nacional de Carlos Jesteiro e Donaldo Salvador pela “mão” do técnico Sandro dos Santos que, chamado à última da hora para substituir Pedro Tivane (a fazer um curso de treinadores na Espanha), desempenhou brilhantemente esta honrosa função.

Abel Guita, chefe da delegação nacional que esteve em Pretória, satisfeito com a exibição da equipa, vai mais longe e diz que com mais trabalho o grupo em alusão poderá ser um caso sério no Mundial do Grupo A, a realizar-se em Réus, Espanha, em 2009.

Sem comentários: