quarta-feira, 29 de outubro de 2008

“Nacional” de ténis de seniores: Apurados primeiros semifinalistas

OS tenistas Isac Jorge, de Maputo/província e vice-campeão de singulares homens, Feliciano dos Santos e Jonas Alberto, ambos de Maputo/cidade, asseguraram, segunda-feira, a presença nas meias-finais do Campeonato Nacional de Ténis de Seniores, isto em masculinos, que é disputado desde sábado último nos “courts” do Jardim Tunduru, na capital do país

Jonas Alberto e Eldorado Dabula num frente-a-frente
Em femininos, destaque vai para a regressada veterana Laura Nhavene, que é a melhor tenista que Moçambique já teve e que se exprimiu fora de portas. Pelos préstimos conseguidos nas últimas edições do Torneio mCel do Clube de Ténis de Maputo, Laura Nhavene apresenta-se como forte candidata ao título. Aliás, já venceu nesta prova algumas das melhores tenistas e com margens esmagadoras.

As meias-finais de masculinos realizam-se esta sexta-feira nos “courts” do Centro Cultural do Banco de Moçambique, na cidade da Matola. O grande ausente em singulares homens é o campeão em título, Ataíde Sucá, que se encontra nos Estados Unidos de América.

Em singulares senhoras, destaca-se a transição automática de Kiara Maher para a final, face à ausência de algumas tenistas inicialmente inscritas, casos de Narcisa Nhamitambo, que se encontra doente.

Kiara Maher foi assim bafejada pela sorte e, em consequência disso, disputará pela primeira vez a final da mais importante prova do ténis nacional, e é provável que se cruze com a veterana Laura Nhavene.

Nhavene defrontará, nas meias-finais de amanhã, a vencedora da partida de ontem entre Geórgia Marshal e Ercília Edmundo.

Grandes ausentes em singulares senhoras desta edição são a campeã e vice-campeã, nomeadamente Palmira Intipa, de Nampula, e Teresa Viana, da cidade de Maputo, o que pressupõe o surgimento de uma nova campeã nacional. Palmira Intipa não viajou para Maputo, por razões desconhecidas, enquanto Teresa Viana foi eliminada nos quartos-de-final por Kiara Maher. Narcisa Nhamitambo, finalista de há dois anos, é também uma das ausências mais notáveis.

“NACIONAL” SEM DETENTORES DE TÍTULOS E COM UM FINALISTA

A ausência dos campeões em títulos em ambos sexos já é motivo para atiçar a vontade que paira entre os tenistas que já deram passos no campeonato e se vêem na possibilidade de ganhar as provas nas quais participam, casos de Isac Jorge, que tem sido um finalista assíduo.

Mas pode ver a sua sorte gorada, pois na disputa do título estão tenistas como Jonas Alberto, o tenista que se destacou em princípios de 2000, que também já se encontra nas meias-finais. Jonas Alberto esteve muito tempo na vizinha África do Sul a estudar.

António Sábado, outro mais destacado tenista dos últimos tempos, está igualmente à espreita e disputa esta tarde (14.00 horas) a transição para as “meias” com Eldorado Dabula. Feliciano dos Santos é outro tenista a contar com ele na luta pelo título de homens.

Sem comentários: