quinta-feira, 23 de outubro de 2008

QUALIFICAÇÃO PARA CAN E MUNDIAL DE 2010 - Que venham a Nigéria e companhia!

AÍ está a Nigéria no grupo dos Mambas. Dos cabeças-de-série que tinham sido colocados no pote 1, Moçambique sempre torceu para não cruzar o caminho deste colosso do futebol africano e não só.

jogadores da Selecção Nacional de Futebol
É que a Nigéria, neste momento, está mais rodado que qualquer outra selecção africano, atendendo que para além de ter participado na fase anterior desta qualificação para o CAN e Mundial de 2010, esteve nos Jogos Olímpicos de Beijing até ao fim, perdendo na final com a Argentina de Leonel Messi, por 1-0.

O sorteio assim quis que os nigerianos cruzassem o caminho dos Mambas. E agora? E agora só nos resta demonstrar que somos uma das 20 melhores selecções africanas, porque a não sermos não estaríamos nesta fase, a terceira e última. O primeiro jogo, por sinal, será contra a Nigéria e em Maputo.

Esta é uma das vantagens que os Mambas têm para começar bem. O importante é que o jogo seja preparado com toda pompa e que o público assuma que os Mambas são capazes de fazer milagres.

Quem diria que a Costa do Marfim viria ao nosso país sofrer a bem sofrer? Este espírito de grupo e sacrifício deve prevalecer na nossa selecção para que as vitórias venham naturalmente e Moçambique continue a subir no “ranking” da CAF e FIFA. A Tunísia e o Quénia são outras selecções que fazem parte deste Grupo B com as quais Moçambique tem que prestar muita atenção e é com estes que devemos lutar taco-a-taco para o CAN, porque sonhar com o Mundial seria exigir demais.

Mas ninguém está proibido de sonhar! As selecções da Tunísia e do Quénia estão muito bem ao alcance dos Mambas. O que se deve ter em conta é que não podemos continuar a perder pontos em casa como aconteceu com o Botswana na anterior etapa.

Temos todos que nos unirmos porque a fase que se segue é de grande sacrifício, em que os primeiros classificados de cada qualificam-se para o “Mundial” e para o CAN seguem os três primeiros. Aqui a luta é não o último do grupo.

Sem comentários: