sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Crise da federação: FIFA envia missão ao Quénia

A FIFA vai enviar uma equipa especial ao Quénia para preparar o terreno para as eleições na Federação Queniana de Futebol (KFF), previstas para Dezembro, que deverão pôr termo à crise prevalecente.


Mohammed Hatimy
Os responsáveis da FIFA, esperados a 20 de Outubro, têm por missão criar as condições para facilitar a organização de eleições livres e justas do gabinete nacional de futebol.

Querelas de liderança, acusações e contra acusações minaram a Federação Queniana de Futebol nos últimos quatro anos.

O grupo conduzido por Mohammed Hatimy e reconhecido pela FIFA gere os assuntos da KFF, apesar de existir uma facção rival que se apresenta como a Federação legítima, dirigida por Sam Nyamweya.

É esta última que é reconhecida pelo Governo, contra o assentimento da FIFA.

A FIFA tinha ameaçado excluir o Quénia num prazo de 72 horas depois de o Alto Tribunal de Nairobi julgar que a administração de Hatimy ocupava ilegalmente esta função.

Foi necessária a intervenção do Primeiro-ministro, Raila Odinga, um apaixonado do futebol, que persuadiu os dirigentes da FIFA a dar ao Quénia tempo para pôr ordem na casa.

As eleições da direcção da Federação em Dezembro deverão dar a ocasião aos quenianos de resolver os problemas internos e pôr-se em conformidade com as regras da FIFA.

Sem comentários: