terça-feira, 21 de outubro de 2008

Torneio Internacional de Hóquei em Patins de Pretória Moçambique implacável

Maninho uns dos que brilhou em Pretória
MOÇAMBIQUE conquistou, sábado, o Torneio Internacional de Hóquei em Patins de Pretória ao vencer, na final muito renhida, a África do Sul, por 7-6.

A equipa nacional foi implacável neste torneio organizado pelos sul-africanos com vista à sua preparação para o Campeonato do Mundo do Grupo B. Somaram por vitórias as três partidas realizadas, tendo marcado 16 golos e sofrido cinco.

O combinado nacional soube impor com perfeição do primeiro ao último jogo, o seu melhor hóquei, embora não tenha podido contar com o contributo do “capitão” da equipa, Bruno Pimentel, que ficou afastado por não se encontrar em condições físicas.

No entanto, jogadores como Siga, Mafamba, e irmãos Esculudes, Kiko e Maninho, com exibições de encher o olho, fizeram esquecer aquele que é, para muitos, a “estrela-mor” da selecção.

Siga, ao marcar quatro dos sete golos da equipa moçambicana, foi mesmo o “herói” deste embate, que foi muito renhido, sobretudo na segunda parte, quando Justin da Costa e Cláudio Araújo anularam a vantagem de 2-0 com que Moçambique tinha saído para o intervalo com dois golos de Siga.

Nesse período, os “pupilos” de Sandro dos Santos passaram por maus bocados, mas logo se restabeleceram, tendo chegado aos 4-2, com um tendo de Mafamba e outro de Siga. Mas na sequência de um penalte muito contestado pela Selecção Nacional, Cláudio Araújo reduziu a desvantagem para 3-4. Mas para a frustração dos sul-africanos Maninho fez o 5-3.

Contudo, nada estava decidido pois o adversário não baixava os braços e passados cinco minutos restabeleceram a igualdade, por intermédio de Adilson Correia e Michael Pato. O jogo foi para o prolongamento, a emoção cresceu no pavilhão da Associação Portuguesa de Pretória, que registou uma boa moldura humana maioritariamente sul-africana que estava ávida por ver o troféu ficar em casa.

Mas não foi isso que aconteceu, porque Moçambique mostrou muita experiência, melhor poder táctico e uma grande desenvoltura técnica e chegou ao sexto e sétimo golos, outra vez, por Maninho e Siga, espectivamente. Leandro Araújo ainda reduziu já perto do final, mas foi insuficiente para impedir a festa moçambicana.

Nota ainda para as grandes defesas de Arnaldo Queiroz, seguramente um dos melhores elementos do combinado nacional.

No jogo de estreia, realizado na quinta-feira, Moçambique ganhou à selecção sul-africana por 3-0, tendo depois goleado a de esperanças daquele mesmo país vizinho por 6-0.

Siga e Maninho foram os melhores marcadores, com cinco golos cada, seguidos de Mafamba com quatro e Kiko com três.

A selecção de Angola, que também tinha confirmado presença no evento, acabou por desistir à última hora, pelo facto dos seus jogadores se encontrarem ao serviço dos respectivos clubes, que disputaram o “Mundial” em Vigo, Espanha.

Ivo Tavares

Sem comentários: