terça-feira, 21 de outubro de 2008

Taça de Portugal: Marítimo e Rio Ave tombaram

MARÍTIMO e Rio Ave despediram-se da Taça de Portugal na terceira eliminatória, de estreia para as equipas da Liga, ao perderem com Arouca (II Divisão) e Gil Vicente (Honra).

De resto, com maior ou menor dificuldade, os conjuntos do escalão principal carimbaram o “passaporte” para a ronda seguinte.


Club Sport Marítimo
Houve Taça em Arouca! A equipa da II Divisão recebeu e venceu o Marítimo nas grandes penalidades, após o “nulo” que resistiu a 120 minutos de futebol... nem sempre bem jogado. Na marca de onze metros, foi mais feliz o Arouca, orientado por José Pedro (antigo jogador dos “verde-rubros”), convertendo três penaltes contra apenas um do Marítimo. Ivo Oliveira, guarda-redes do conjunto da casa, esteve em grande plano entre os postes, ao defender dois dos três remates maritimistas.

E houve Taça também em Barcelos, com o Gil Vicente a bater o Rio Ave por 3-2, no prolongamento, após igualdade a dois golos no final do tempo regulamentar. Os vilacondenses foram os primeiros a marcar, beneficiando de autogolo de Diego Gaúcho nos minutos iniciais do encontro.

Kalaba restabeleceu o empate (33), mas os forasteiros voltariam a ganhar vantagem com golo de Tarantini (54). Igor Sousa (70) colocou o marcador em 2-2 e seria ele a decidir o jogo a favor do Gil Vicente, ao apontar o terceiro tento na primeira parte do prolongamento.

Na estreia de Jaime Pacheco, o Belenenses foi a Amares vencer a equipa da III Divisão com três golos sem resposta. João Paulo (40), Carciano (48) e Porta (60) foram os marcadores de serviço no triunfo “azul”, sendo que os dois primeiros golos resultaram de outros tantos pontapés de canto.

Em Setúbal, o Vitória impôs-se ao Ribeirão, da II Divisão, por 1-0, valendo o golo solitário de Mateus (44), apontado na marcação de uma grande penalidade.

A Académica foi a Torres Vedras derrotar o Torreense, da II Divisão, por 2-0, com “bis” de Garcés (49 e 85), enquanto o Paços de Ferreira – ainda sem vitória na Liga – recebeu e venceu o Rebordosa, da III Divisão, por 3-0, com golos de Rui Miguel (21 e 57) e William (45+2 g.p.).

Em Matosinhos, o Leixões apenas no prolongamento se impôs ao Caniçal, da II Divisão, vencendo por 4-1 após igualdade a um golo no final do tempo regulamentar. O Caniçal esteve na frente do marcador, com golo polémico de André Moreira (ficou a ideia de estar em fora-de-jogo), nos descontos da primeira parte.

Diogo Valente restabeleceu a igualdade (61) e adiou a decisão para o prolongamento. A equipa de José Mota “disparou” no marcador nos 30 minutos complementares, com tentos de Wesley, Marques e Diogo Valente, que assim “bisou” na partida.

O V. Guimarães foi anfitrião do União de Lamas, da III Divisão, venceu por 4-2 mas apenas na etapa complementar logrou chegar ao golo, num jogo em que os vimaranenses se mostraram perdulários no capítulo da finalização.

Roberto fez o 1-0, Leonardo empatou para o União de Lamas (já reduzido a dez unidades), pertencendo a Douglas os dois golos da tranquilidade, que fizeram o 3-1. Marquinho aumentou a contagem para 4-1, pertencendo a Kaká o derradeiro tento da partida, fixando o resultado em 4-2.

Outrora entre os “grandes” do futebol português, o Desp. Chaves vendeu cara a derrota ao primodivisionário Sp. Braga. Com efeito, apenas uma grande penalidade (que deixou muitas dúvidas e motivou os protestos dos jogadores e adeptos flavienses) convertida por Meyong, a dez minutos do final do jogo, permitiu aos “arsenalistas” garantir a vitória. O lance do golo deixou a equipa da casa reduzida a dez unidades.

Equipas apuradas

Liga (13): Sporting, FC Porto, E. Amadora, Naval, Nacional, Trofense, Académica, Belenenses, V. Setúbal, V. Guimarães, P. Ferreira, Leixões e Sp. Braga.

Honra (8): Portimonense, Beira-Mar, Desp. Aves, Vizela, Gondomar, Olhanense, Boavista e Varzim.

II Divisão (8): Operário, Ol. Moscavide, Valdevez, Esmoriz, Arouca, Fátima, União da Madeira e Santana. (In a bola)

Sem comentários: