terça-feira, 14 de outubro de 2008

Qualificação para CAN e Mundial de 2010 - África Austral: “Palancas” ajudam “Mambas”

ANGOLA está fora do Mundial-2010.

Adeptos moçambicanos
Apesar da vitória domingo, por 3-1, sobre o Níger, em Luanda, os “Palancas Negras” estão afastados, pois foram um dos piores segundos classificados nos 12 grupos de apuramento para a prova. Quem beneficiou com a vitória dos angolanos foram os “Mambas” que transitaram à terceira fase de qualificação. É caso para dizer que desta vez os angolanos foram verdadeiros irmãos!


No estádio dos Coqueiros, Mabi de Almeida, ex-adjunto de Oliveira Gonçalves, estreou-se no comando de Angola. A equipa esteve a perder por 1-0, mas um autogolo de Kassali igualou a partida. Gilberto e Zé Kalanga marcaram para os “Palancas” e fecharam o resultado em 3-1.

Desse modo, Angola ficou em segundo lugar do Grupo 3, mas, de acordo com o regulamento, está fora do Mundial-2010. Isto porque nas contas de apuramento passam à terceira fase os primeiros de cada grupo e os oito segundops melhores classificados.

Porém, como há dois grupos com apenas três equipas, os pontos entre segundos e quartos classificados são anulados. Ou seja, Angola somou dez pontos, mas fez seis deles frente ao último do grupo, o Níger. Assim, nas contas para os oito melhores vices tem apenas quatro pontos.

Curiosamente, a vitória de Angola apurou Moçambique. O Uganda estava no grupo dos angolanos e seria um dos melhores segundos caso batesse o Benin (o que aconteceu) e os “Palancas Negras” não vencessem o Níger. Só que Angola ganhou e deixou o Uganda em terceiro lugar, apurando Moçambique entre os oito melhores segundos.

Deste modo, os apurados são: Camarões, Quénia, Benin, Nigéria, Argélia, Costa do Marfim, Marrocos, Ruanda, Tunísia, Burquina Faso, Mali, Sudão, Zâmbia, Togo, Malawi, Egipto e Guiné.

Refira-se que a terceira fase é disputada entre cinco grupos de quatro equipas, com o primeiro classificado a juntar-se à organizadora África do Sul no Mundial-2010. Uma vez que este processo serve também de qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN), os três primeiros dos cinco grupos juntam-se a Angola (organizadora) nesta competição

Sem comentários: